GESTÃO – FAB realiza seminário sobre parcerias público-privadas

A Força Aérea Brasileira realiza no dia 10 de outubro, em Brasília (DF) o Seminário de Parcerias Público-Privadas (PPP), uma alternativa para gestão mais eficiente dos recursos públicos. O evento é organizado pela Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA) em conjunto com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
 
O Seminário tem o objetivo de diferenciar conceitos e apresentar a modalidade de PPP como forma de contratação em áreas estratégicas no segmento de defesa e também para o país. De acordo com o Chefe da Unidade de Parceria Público Privada da SEFA, Coronel Marcelo Gomes Meirelles, muitos profissionais costumam confundir a parceria público-privada com concessão, privatização ou termos de parceria. “Queremos difundir o conceito de PPP e despertar a discussão sobre as vantagens da modalidade na gestão pública”, explica o militar.
 
As principais vantagens do sistema estão na eficiência da gestão, tempo de execução, além da administração de recursos humanos, materiais e financeiro. Com base em experiências de projetos americanos, britânicos e brasileiros, estima-se que os projetos conduzidos por meio de PPP reduzam os custos de obras e operação em torno de 17%.
 
Seminário – Durante o evento serão realizados três painéis. Veja a programação:
 
Painel 1 – Aspectos conceituais da PPP 
 
PPP como Alternativa de Projetos Públicos, Vanialucia Lins Souto, do Ministério do Planejamento 
 
Utilizando o Processo de Manifestação de Intenção para as PPP, Lucas Navarro Prado 
 
Questões Financeiras nas PPP, Tácio Lacerda Gama
 
Painel 2 – Acompanhamento de projetos de PPP
 
Melhores práticas de Licitações e Contratos em PPP, Maurício Portugal Ribeiro
 
A PPP Segundo a Visão do TCU, Davi Ferreira Barreto, Secretario de Fiscalização e Desestatização do Tribunal de Contas da União
 
Painel 3 – PPP no segmento de defesa
 
Sistemática de PPP na Força Aérea Brasileira, Coronel Marcelo Gomes Meirelles, unidade de PPP do Comando da Aeronáutica.
 
Aprendizados das PPP Britânicas no segmento de defesa, Michael Charlton, Unidade PPP MOD – UK
 
Serviço
Data: 10 de outubro
Horário: 9h15 às 17h 
Local: Auditório do Grupamento de Apoio de Brasília, Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)
Inscrições: para militares da FAB as inscrições já estão abertas no site da SEFA. Para o público externo as inscrições podem ser feitas pelo site www.seminarioppp.positore.net/
Mais informações: (61) 39621531 ou iefa@sefa.aer.mil.br

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter