28 de Setembro, 2013 - 11:02 ( Brasília )

Aviação

ANIVERSÁRIO - CIAAR celebra 30 anos em cerimônia especial


O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou nesta quinta-feira (26/09) Solenidade Militar em comemoração aos 30 Anos da Unidade. Responsável pela formação de oficiais para a Força Aérea brasileira (FAB), o CIAAR promove a adaptação militar de cerca de 500 oficiais por ano. 
 
Durante a cerimônia, presidida pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Alves Coutinho, foram entregues medalhas militares de ouro, prata e bronze para oficiais e graduados que completaram 30, 20 e 10 anos de serviços prestados à FAB. Criada em 1901, a Medalha Militar destina-se a recompensar os bons serviços prestados por oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo.
 
O evento também contou com a tradicional entrega do título de “Amigo do CIAAR”, que tem o objetivo de homenagear personalidades e instituições que prestaram valiosa colaboração à Unidade. Elisa Maria Moraes, Advogada da União e agraciada com o titulo de “Amigo do CIAAR” ressalta que foi uma honra receber essa homenagem de uma instituição que representa tão bem a nossa pátria. “Já trabalhei outras vezes com instituições militares como advogada da União e fico muito satisfeita pois são pessoas engajadas, atenciosas e muito competentes. É uma satisfação receber esse título”. completa.
 
Para celebrar os 30 anos da Unidade, foi realizado com o efetivo da Unidade e seus dependentes, um Concurso Cultural para eleição de logomarca, slogan e fotografia, alusiva aos 30 anos do CIAAR. Os vencedores de cada categoria receberam a premiação durante a cerimônia. 
 
“Trabalhar numa escola nos dá uma satisfação muito grande, pois vemos o resultado do nosso trabalho se concretizando a cada formatura de oficiais. Hoje celebramos 30 anos de uma bonita história, pois formamos em três décadas mais oficiais do que a Academia da Força Aérea e a Escola de Aeronáutica formaram em 70 anos, o que é muito significativo. Quando conversamos com ex-alunos, percebemos o carinho que eles têm pela escola, o que demonstra que estamos no caminho certo”, ressalta o Brigadeiro Coutinho.
 
Relação dos agraciados com o título de “Amigo do CIAAR”
•Coronel PM Luis Carlos Dias Martins – Chefe do Gabinete Militar do Governador
•Tenente-Coronel BM Ricardo Eugênio da Silva Oliveira – Comandante da Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais
•Major Gilber Martins Valadares – Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Confins
•Major PM Samir Muci Alcici – Subcomandante do Trigésimo Primeiro Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, representando o Comandante da Instituição, Tenente-Coronel Sérgio Henrique Cardoso
•Nilson Cesar Castanheira Guimarães – Representando o Sr. Ricardo Aurélio Pinto Nascimento, coordenador do Laboratório Nacional Agropecuário
•Marcos Roberto Alcoforado Kuntz – Advogado da União em Minas Gerais
•Elisa Maria Moraes Braga Raposo Lopes – Advogada da União Minas Gerais
•José Luiz Lopes – Diretor Técnico e de Atenção Hospitalar do Hospital Odilon Behrens
•Tancredo Alberto Bicalho Bretas – Médico do Hospital Odilon Behrens
 
 O CIAAR
 
O CIAAR, localizado em Belo Horizonte, é hoje uma das mais importantes escolas de formação da Aeronáutica, capacitando militares para a progressão na carreira e promovendo a adaptação militar de profissionais de nível superior aprovados em concurso público, como médicos, dentistas, engenheiros, advogados, entre outros. Anualmente, o CIAAR forma cerca de 500 novos oficiais para a Aeronáutica.