24 de Setembro, 2013 - 11:58 ( Brasília )

Aviação

TREINAMENTO - Centro de Lançamento de Alcântara realiza treinamento em salvamento no mar


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou um treinamento de slavamento em mar para o efetivo civil e militar.  A atividade foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e pela Seção de Transporte Marítimo (SMR) da unidade da Força Aérea. Os treinamentos, ministrados por oficiais do Grupamento de Bombeiro Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (GBMA-CBMMA), tiveram como objetivo passar instruções básicas de combate ao princípio de incêndio, uso de colete salva-vidas e medidas emergenciais para salvamento em mar. 
 
Participam do exercício os efetivos da Direção e Vice-Direção, Divisão Operacional, Divisão Administrativa e Divisão de Apoio e Infraestrutura do CLA. Dentro da programação de atividades ocorreu uma palestra teórica sobre os procedimentos a serem adotados em caso de acidente nas águas e para combate ao princípio de incêndio.
 
Os participantes também aplicaram, na prática, os ensinamentos adquiridos nas piscinas do Clube CESGAL, nas dependências do CLA em Alcântara. Na atividade, o efetivo aprendeu como utilizar e nadar com colete salva-vidas, além de auxiliar outras pessoas simulando situações de acidente náutico. 
 
O treinamento é importante, pois centenas de civis e militares do CLA se deslocam diariamente no trajeto de 22 quilômetros entre São Luís e Alcântara pela Baía de São Marcos nas três catamarãs do Centro. 
 
“O curso foi muito válido para que em qualquer imprevisto possamos ter condições de nos salvar em um eventual acidente durante a travessia. As técnicas de salvamento em grupo foram uma novidade para mim e mostraram a necessidade do trabalho coletivo para superar situações críticas”, ressaltou o Sargento Ericsson,da Seção de Telecomunicações do CLA, que utiliza no dia a dia as embarcações da Aeronáutica para o serviço entre a capital maranhense e a península de Alcântara. 
 
O treinamento em salvamento em mar integra as ações globais da CIPA de alerta e conscientização do efetivo do CLA acerca da necessidade da adoção de medidas preventivas para redução dos riscos de acidentes no ambiente de trabalho e adoção de hábitos de vida saudável. Também neste ano a CIPA promoveu uma campanha de combate ao fumo voltada pra todo o efetivo, além de trabalhos para o gerenciamento de mapas riscos dos diversos setores da unidade da Força Aérea.