22 de Setembro, 2013 - 14:05 ( Brasília )

Aviação

ANIVERSÁRIO - Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea, é homenageado no RJ


O Marechal-do-Ar Eduardo Gomes foi homenageado nesta sexta-feira (20/08) em uma solenidade militar realizada na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro. A cerimônia, em comemoração ao 117 anos de nascimento do Patrono da Força Aérea, foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito. Estiveram presentes também Oficiais-Generais do Alto Comando da Aeronáutica.
 
O evento foi marcado pelo sobrevoo de aeronaves de caça e helicópteros. Uma aeronave K-263 Curtiss Fledgling, que protagonizou na década de 30 o início das atividades do Correio Aéreo Nacional, e o modelo Itamarati Executivo, que no final dos anos 60 atendeu ao então ministro da Aeronáutica Eduardo Gomes, foram destaque na solenidade. Uma exposição sobre o Patrono da Aeronáutica também foi montada especialmente para a ocasião. Durante a solenidade, o tenente Brigadeiro Saito colocou flores no Busto do Marechal do Eduardo Gomes.
 
“Rememorar os feitos de uma lenda-viva é acertarmos o passo com o mérito, marchando, resolutos, em busca da conservação dos lídimos atributos da justiça e da democracia, sempre amparados no seu inconteste exemplo de humanismo e simplicidade”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Saito.
 
O ex-ministro da Aeronáutica, Mauro José Miranda Gandra, relembrou, saudoso, da época em que foi ajudante de ordens do Marechal Eduardo Gomes.
 
“Ele era um homem simples, muito cordial com as pessoas, sobretudo um homem muito preocupado com o ser humano. Trabalhar com Eduardo Gomes deixa uma marca indelével em nossa vida”, refletiu o ex-ministro Mauro Gandra.
 
O desfile da tropa, composta por militares de várias organizações militares do RJ, foi assistida por várias pessoas. Vanessa Ribeiro de Souza veio acompanhar o desfile de seu filho Erick Vasconcelos, que faz parte do Programa Colibri, obra sócio-educativa mantida pela Base Aérea dos Afonsos.
 
“ Acho que é um evento muito bonito. Principalmente para eles, que são jovens, é um aprendizado muito grande”, explicou.