19 de Setembro, 2013 - 10:44 ( Brasília )

Aviação

ENSINO - Curso de Política e Estratégias Aeroespaciais tem ciclo de palestras


Com a participação de 41 Oficiais Superiores do Comando da Aeronáutica, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro, o Curso de Política e Estratégias Aeroespaciais de 2013 realizou em setembro um ciclo de palestras com representantes de órgãos da Justiça e da alta administração federal.
 
No dia 12, o Secretário-Geral de Consultoria da Advocacia-Geral da União (AGU), Fernando Luiz Albuquerque Faria, e o Secretário-Executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Carlos Higino Ribeiro de Alencar, conversaram com os Oficiais alunos sobre temas como o Observatório da Despesa Pública (ODP), a Lei de acesso à informação (LAI), a Lei de Conflito de Interesses e a Lei de Responsabilização da Pessoa Jurídica. Também foram detalhadas as funções de cada um dos órgãos e iniciativas de combate à corrupção.
 
Já no dia 17, o Secretário-Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcio André Santos de Albuquerque, proferiu palestra sobre o Controle Externo das Ações de Defesa Nacional e de Segurança Pública pelo TCU. Ele explicou o Novo Paradigma do Controle, citou trabalhos relevantes realizados no âmbito de assuntos de Defesa e lembrou da responsabilização dos agentes públicos perante o Tribunal de Contas da União.
 
O ciclo de palestras também teve como convidados o Tenente-Brigadeiro José Américo dos Santos e o Tenente-Brigadeiro do Ar Cleonilson Nicácio Silva. Ambos são Ministros do Superior Tribunal Militar (STM) e no dia 10 proferiram paletras sobre o funcionamento da Justiça Militar da União e seu planejamento estratégico.