18 de Setembro, 2013 - 10:38 ( Brasília )

Aviação

ANIVERSÁRIO - Esquadrão Onça celebra 43 anos de existência


O Esquadrão Onça (1º/15º Grupo de Aviação) completou hoje (17/09) seus 43 anos de existência. Para comemorar a data, foi realizada uma Solenidade Militar na Base Aérea de Campo Grande, presidida pelo Diretor do Parque de Material Aeronáutico do Galeão, Brigadeiro do Ar Cezar Estevam Barbosa. A solenidade contou com a presença do Comandante da V Força Aérea, Brigadeiro Antônio Ricardo Pinheiro Vieira, além da participação de ex-integrantes do Esquadrão Onça.
 
No evento, foram entregues diplomas ao Capitão Manoel Junio Marques Carneiro - Destaque Segurança de Voo; ao Sargento Alexander dos Santos Marins - Graduado Padrão; e ao Soldado Nathan Ferrari Dorneles - Praça Padrão.
 
Também foram homenageados com o Título Onça Honorário o Coronel Reformado Sebastião José Moreno, o Coronel Reformado Marconi Ramos e o Civil Samuel Fernando Sá Nogueira. Ainda como parte das comemorações do aniversário do Esquadrão Onça, foi inaugurado o monumento do C-115 Bufallo na entrada principal da BACG. O lugar será mais uma atração para os milhares de visitantes que anualmente passam pela Organização Militar. 
 
O C-115 Bufallo foi a primeira aeronave a integrar o Esquadrão Onça, no início dos anos 70. O monumento foi pintado com as cores originais da época.