11 de Setembro, 2013 - 12:04 ( Brasília )

Aviação

NASA ajuda a projetar helicópteros


Engenheiros da NASA deixaram cair no solo a fuselagem de um helicóptero de uma altura de 30 pés, como parte de um projeto previsto para aumentar a segurança desse tipo de aeronave.

A NASA disse que a prova de choque do helicóptero, um Sea Knight CH-46, foi uma das mais ambiciosas jamais realizadas no Centro de Pesquisas Langley, em Hampton, Virgínia.

O helicóptero, que transportava três manequins de prova de choque, foi elevado a 30 pés de altura e deixado cair em terra.

A aeronave, com os três manequins a bordo, caiu a uma velocidade de 30 milhas por hora, enquanto 40 câmeras de alta velocidade gravavam o evento, que resultou no que os engenheiros descrevem como um choque severo, porém não fatal.

As câmeras, que gravam 500 imagens por segundo, permitiram aos pesquisadores estabelecer como a fuselagem se dobrou e rachou com o colapso sob a carga de impacto.

A NASA está colaborando com a Marinha, o Exército e a Administração Federal de Aviação. Além de melhorar a segurança, os engenheiros querem aumentar os conhecimentos industriais e criar modelos de computadores mais completos que possam ser utilizados para projetar helicópteros melhores.

A meta final é ajudar a fazer com que os helicópteros e outros veículos de deslocamento vertical sejam mais eficientes, rápidos, mais silenciosos e menos contaminantes.