SEMANA DA PÁTRIA – Famílias comparecem ao primeiro dia da Exposição da Independência

No primeiro dia da Exposição da Independência, muitas famílias participaram, neste sábado (31/08), das atividades promovidas pelas Forças Armadas e pelas Auxiliares no espaço montado no Parque da Cidade, em Brasília (DF). O evento continua neste domingo, das 9h às 17h, no Parque da Cidade, próximo ao Nicolândia Parque, em Brasília (DF)
 
Uma das atrações mais concorridas do estande da Força Aérea Brasileira (FAB) foram as miniaturas de aeronaves do projeto “Kerovoar”. Luciano Lopes Coelho levou o filho Henry, de 7 anos, para conhecer a sensação de entrar em um mini canopi. 
 
“Está bem legal aqui. Eu fui no simulador e agora, no avião. Quero voltar ano que vem”, contou o pequeno Henry. O pai Luciano lembrou que o filho não queria largar o joystick do simulador do colorido T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça. “Já conhecia a exposição e, da última vez, vestimos macacões e tiramos fotos no helicóptero”, completou Luciano. 
 
Gustavo Moreira César Carletto mora em Brasília, mas participa da exposição pela primeira vez e levou os filhos, Gabriel, de seis anos, e Henrique, de três anos, para brincar na oficina de recorte e cole dos aviões da Esquadrilha da Fumaça. 
 
“A exposição cumpre o objetivo de fazer com que as crianças se aproximem das Forças Armadas. O evento mostra um pouquinho deste mundo um pouco distante das pessoas”, destacou Gustavo. 
 
Além das aeronaves, dos simuladores e das oficinas, a FAB mostra, de forma lúdica, como funciona o gerenciamento do tráfego aéreo e traz a exposição itinerante sobre a vida e a obra do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont. As miniaturas das suas invenções mais famosas, o Demoiselle e 14-Bis, podem ser vistas no espaço do Museu Aeroespacial (Musal). Outra atração é a exibição de equipamentos utilizados pelos militares no adestramento de cães e em situações de emergência. 
 
Kerovoar –  O fundador do Projeto Kerovoar é o Coronel da reserva Ademir Massuia. A ideia surgiu depois que o militar observou que não existiam miniaturas de aviões no mercado e que a iniciativa poderia proporcionar uma aproximação entre pais e filhos em torno da aviação. 
 
“Nós temos aqui um brinquedo para a família [os pequenos aviões são puxados pelos pais] e o nosso objetivo maior com o “Kerovoar” é este: unir os pais e os filhos pelo amor”, conta o Coronel Massuia. 
 
Forças Armadas – Além das atividades promovidas pela FAB, adultos e crianças podem conhecer carros de combate do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, além de maquetes e miniaturas de navios. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal também levou seus carros de combate a incêndio.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter