29 de Agosto, 2013 - 11:04 ( Brasília )

Aviação

SIMPÓSIO - Astronauta Marcos Pontes destaca importância da segurança de voo


Primeiro astronauta brasileiro fala sobre segurança de voo  S2 Lucas Marco/DCTAO primeiro astronauta brasileiro, oTenente-Coronel da reserva Marcos Pontes, falou sobre a importância da segurança de voo no 6º Simpósio de Segurança de Voo (SSV 2013), que iniciou nesta quarta-feira (28/08) em São José dos Campos (SP). A abertura oficial do evento foi realizada pelo Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira. A programação começou ontem, terça-feira (27/08), com um minicurso sobre tomada de decisão do piloto, e segue até quinta-feira (29/08), com palestras e apresentações de trabalho.
 
Na palestra que tratou das perspectivas de missões espaciais tripuladas, o astronauta ressaltou a importância da segurança de voo.“Eu trabalho com segurança operacional desde 1987, e às vezes as pessoas olham para a gente como se nós, profissionais desta área, quiséssemos colocar empecilhos na atividade. Muito pelo contrário, estamos aqui para que as operações aconteçam da melhor forma possível”, afirm o astronauta.
 
Saiba mais - Marcos Pontes é engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e piloto de ensaio em voo pelo Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), ambas organizações subordinadas ao DCTA.