27 de Agosto, 2013 - 10:46 ( Brasília )

Aviação

CONFERÊNCIA - Política energética brasileira é discutida na Universidade da Força Aérea


A política para o setor energético brasileiro foi tema de palestra no Curso Superior de Defesa, coordenado pela Escola Superior de Guerra (ESG), na sexta-feira (23/08) no Rio de Janeiro. O evento foi realizado na Universidade da Força Aérea (UNIFA). O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério das Minas e Energia (MME), engenheiro Altino Ventura Filho, abordou aspectos como os princípios e objetivos da política energética brasileira, planejamento e monitoramento do setor, matrizes de oferta de energia, expansão do sistema nacional, e a a integração elétrico-energética sulamericana.
 
A conferência integra o plano de ensino do curso e tem como objetivo propiciar aos participantes conhecimentos para a análise da área, além de abordar os possíveis reflexos sobre o preparo e emprego militar e a execução dos objetivos da Política Estratégica Nacional de Defesa (PEND).
 
Saiba mais sobre o curso: O Curso Superior de Defesa prepara militares das Forças Armadas e Auxiliares e civis para o exercício de funções de assessoramento de alto nível, que envolva assuntos de defesa, tanto no âmbito do Ministério da Defesa como nos demais órgãos governamentais de interesse da defesa nacional, além de promover a interação entre os alunos dos cursos de altos estudos realizados pelas Escola Superior de Guerra (ESG), Escola Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).