13 de Agosto, 2013 - 11:07 ( Brasília )

Aviação

FORMAÇÃO - Futuros oficiais participam de exercício de campanha


Os 163 futuros tenentes que realizam o Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAOT) e de instrução para Capelães (EIAC) participaram do Exercício de Campanha de 5 a 9 de agosto. O objetivo da instrução é capacitar os militares para enfrentar situações reais em um ambiente hostil ou situação de conflito.
 
O exercício teve início no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), com aulas de orientação terrestre e oficinas como a de nós e amarrações. Após receberem as primeiras instruções, os futuros oficiais deslocaram-se numa marcha noturna a pé, de 8 km, para o local do exercício, construído em uma área pertencente à Aeronáutica, em Lagoa Santa (MG).
 
Durante os cinco dias, os militares permaneceram acampados no local e participaram de diversas oficinas, com aulas teóricas e práticas. Os tenentes-estagiários tiveram instruções sobre sobrevivência em ambientes de selva, no qual tiveram contato com ração operacional, técnicas de busca de alimentos, preparação de armadilhas, camuflagem, primeiros socorros/transportes de feridos, orientação noturna utilizando carta aeronáutica, entre outros.
 
O tenente estagiário da especialidade de relações públicas Marcus Lemos aprovou a oficina. “Tivemos que montar toda a estrutura necessária para sobrevivência na selva, utilizando recursos do próprio ambiente, montamos fogão, abrigo e ainda preparamos a nossa própria comida”, ressalta Lemos.
 
Para a tenente estagiária advogada Emilly, aprender a trabalhar em grupo foi o maior ensinamento. “Aqui, podemos perceber que estando sozinho é muito mais difícil de sobreviver em um ambiente de selva. Aprendemos que trabalhar em grupo, explorando as potencialidades de cada um, aumenta as nossas chances de sobrevivência. Posso dizer que foi a melhor e pior semana da minha vida, pois é extremamente cansativo, mas muito gratificante e desafiador. Conseguimos superar nossos limites e dificuldades”, ressalta Emilly.
 
A atividade faz parte da adaptação militar de profissionais com nível superior em administração, análise de sistemas, ciências contábeis, economia, estatística, jornalismo, psicologia, relações públicas, serviço social, serviços jurídicos e capelães católicos e evangélicos.
 
A formatura dos oficiais que cursam o EAOT/EIAC será realizada no dia 30 de agosto. Na ocasião, os novos oficiais serão nomeados Tenentes e designados para servir nas localidades escolhidas no ato da inscrição, obedecendo à classificação final obtida no concurso.