05 de Agosto, 2013 - 10:22 ( Brasília )

Aviação

TECNOLOGIA – FAB e INPE inauguram laboratório de sistemas inerciais


Vista Interna do Laboratório  IAEO Brasil deu mais um passo para o desenvolvimento de sistemas de navegação inercial, equipamentos de extrema precisão necessários para calcular trajetórias com variações mínimas. No dia 26 de julho, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da FAB e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) inauguraram o Laboratório de Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial (LABSIA). O evento contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. 
 
De acordo com o Diretor do IAE, Brigadeiro Kasemodel, o laboratório é estratégico e fortalece também os laços de cooperação entre o IAE e o INPE, organizações praticamente vizinhas, localizadas em São José dos Campos (SP). A ideia é que pesquisadores e técnicos dos dois institutos trabalhem juntos no LABSIA.
 
O novo laboratório é ligado ao Projeto SIA (Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial), que já conta com o Laboratório de Bobinagem e Integração de giros a fibra ótica. As instalações estão localizadas no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).