19 de Julho, 2013 - 09:19 ( Brasília )

Aviação

ANIVERSÁRIO - SRPV-SP comemora 66 anos de criação


O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) comemorou o 66° aniversário no dia 12 de julho com uma cerimônia militar. Durante a solenidade, foi feita a entrega da medalha militar por tempo de serviço e premiações de graduado, praça e civil padrão, além de condecorações de membro honorário da Força Aérea Brasileira (FAB). O chefe do SRPV-SP, Coronel Aviador Fernando César da Costa e Silva Braga, recebeu medalha por 30 anos de serviços prestados à FAB.
 

O SRPV-SP é conhecido como “Berço do Serviço Radar no Brasil”, por ter sido a primeira unidade a utilizar radares na América do Sul. Hoje, sua jurisdição abrange o trecho de maior fluxo de tráfego aéreo do país: as terminais do Rio de Janeiro e São Paulo e o trecho que as liga, conhecido como “Tubulão”. Somadas as terminais, são cerca de um milhão de movimentos por ano, o que corresponde a 48% do movimento nacional.
 

A cerimônia militar foi encerrada com desfile da tropa em continência ao diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho. A solenidade contou com a presença do presidente da Comissão do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk Aquino, e do comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta, e de outras autoridades civis e militares.