24 de Junho, 2013 - 08:23 ( Brasília )

Aviação

EDA - Fase de liderança básica é concluída pela Esquadrilha da Fumaça


Os pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) encerraram na última semana a “liderança básica”, última fase da primeira etapa de implantação da aeronave A-29 Super Tucano na Esquadrilha da Fumaça. É a chamada “etapa de formação e adestramento na aeronave A-29”, que teve início em 1º de abril com as aulas teóricas na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP).

Responsável pela doutrina e instrução no EDA, o Capitão Aviador Ubirajara Pereira Costa Júnior explica que a fase sobre liderança consistiu em duas missões. A primeira foi a execução de acrobacias básicas, como o looping, trevo e barril. Já a segunda foi realizada para que o aluno pudesse liderar outra aeronave em procedimentos de pouso por instrumentos, simulando mal tempo.

O último piloto a participar do treinamento foi o Capitão Aviador Marcos Mendes Conrado Veiga. “O treino foi importante para compreender as reações da nova aeronave e perceber quais são as diferenças entre o Super Tucano e o Tucano, avião que estávamos acostumados a pilotar”, comentou o Capitão.

A próxima etapa será o desenvolvimento operacional do Super Tucano na missão do Esquadrão de Demonstração Aérea. A primeira fase será a definição de mínimos e parâmetros de segurança, que fixará a altura mínima necessária para garantir a segurança nos voos à baixa altura. Ainda não há uma previsão de retorno da agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.