05 de Abril, 2013 - 09:07 ( Brasília )

Aviação

FAB oferece vagas para engenheiros, dentistas, farmacêuticos e sargentos


Estão abertas as inscrições para ingresso nos Quadros de Oficiais de Saúde e Engenharia da Aeronáutica. Os profissionais interessados em participar dos exames de admissão aos Cursos de Adaptação para Dentistas e Farmacêuticos (CADAR/CAFAR) e Engenheiros (EAOEAR) poderão se inscrever de 2 a 24 de abril de 2013. São 40 vagas destinadas a profissionais da área de saúde, sendo 23 para dentistas e 17 para farmacêuticos, com especialização em diversas áreas.

Para os engenheiros, são destinadas 40 vagas, distribuídas nas seguintes especialidades: engenharia civil (15), engenharia eletrônica (4), engenharia elétrica (7), engenharia cartográfica (2), engenharia da computação (5), engenharia metalúrgica (01), engenharia química (01) e engenharia mecânica (5).

A seleção do concurso é composta por provas de português, redação, conhecimentos especializados, exames de saúde, avaliação psicológica e condicionamento físico, além de prova prático-oral para dentistas e farmacêuticos.

As provas escritas serão realizadas no dia 16 de junho de 2013 em 13 capitais do país.

Para se inscrever, o candidato não poderá ter completado 36 anos até 31 de dezembro de 2014 e deve preencher outros pré-requisitos disponíveis no edital. O candidato das áreas de saúde deve possuir Título de Especialista na área em que pretende concorrer.

Em caso de aprovação no processo-seletivo, o candidato fará o Curso de Adaptação Militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte, com início previsto para 3 de fevereiro de 2014 e duração de 17 semanas. Concluindo o curso, com aproveitamento, o candidato será nomeado Primeiro-Tenente e incluso no respectivo Quadro, sendo designado para servir em Organização Militar da localidade escolhida no ato da inscrição, respeitando a sua classificação no concurso.

Durante a carreira na Aeronáutica, os profissionais dentistas e farmacêuticos podem alcançar o posto de Coronel e os engenheiros podem chegar ao posto de Major-Brigadeiro.

O edital e o formulário para inscrição encontram-se disponíveis no site http://www.ciaar.com.br/concursos.html. A taxa é de R$ 120,00.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 4009-5014 ou 4009-5066.

542 vagas para Sargentos

A Força Aérea Brasileira (FAB) abre a  partir do dia 17/04 as inscrições para o concurso ao Curso de Formação de Sargentos (CFS-B 2014 – turmas 1 e 2). São 542 vagas distribuídas entre 16 especialidades. As inscrições devem ser feitas por meio da internet no endereço www.eear.mil.br até às 15h do dia 09/05. A taxa é de  R$ 60,00.

Para concorrer a uma vaga no Curso de Formação de Sargentos (CFS-B) o candidato deve ter ensino médio completo. O concurso inclui prova de LÍngua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física), além de  Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico. O curso tem duração de dois anos e é ministrado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá-SP. 

Curso de Formação de Sargentos (CFS-B)
Prova: 07 de julho de 2013


ESPECIALIDADES
SEXO MASCULINO
BMA - Mecânica de Aeronaves
BMB - Material Bélico
SGS – Guarda e Segurança

AMBOS OS SEXOS
BCO - Comunicações
BFT – Foto-Inteligência
BEI – Eletricidade e Instrumentos
BEV – Equipamento de Voo
BMT – Meteorologia
BSP – Suprimento
SAI – Informações Aeronáuticas
SDE - Desenho
BEP – Estrutura e Pintura
SEM – Eletromecânica
SML – Metalúrgica
SBO – Bombeiro
BCT – Controle de Tráfego Aéreo