28 de Março, 2013 - 10:51 ( Brasília )

Aviação

EDA - Demonstração da Esquadrilha da Fumaça em Brasília marca despedida do T-27 Tucano


Tudo pronto para a despedida. No domingo (31/3), o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, vai aposentar a aeronave T-27 Tucano. O cenário da última apresentação será o Lago Paranoá, entre o Pontão e o Pier 21, em Brasília. O show aéreo ocorre a partir das 16 horas.

“Esperamos que bastante gente prestigie essa demonstração. Estamos contentes que essa apresentação ocorra na capital federal e para nós é um motivo de orgulho. Além do show, propriamente dito, é um momento histórico para a Esquadrilha da Fumaça e para a Força Aérea Brasileira, pois estamos realizando a última demonstração com a aeronave T-27 Tucano, que por 30 anos fez mais de duas mil demonstrações em todo o Brasil e em vários países do mundo”, explica o comandante da Fumaça, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso. “O display de demonstração não teve alteração. O público pode esperar, então, manobras de bastante efeito, principalmente as que envolvem o voo invertido, característica principal da Esquadrilha”, adianta o líder da Fumaça.

A-29
Com a despedida do T- 27, a Esquadrilha da Fumaça passará a empregar o A-29 Super Tucano, que garantirá mais potência na realização das acrobacias. A aeronave com a nova pintura baseada nas cores da bandeira nacional foi apresentada no final do ano passado na Academia da Força Aérea (AFA). Mas o antigo avião já começa a deixar saudades.

 “O T- 27 é uma aeronave excepcional para o fim que se destina, que é a instrução aérea avançada e também para a demonstração aérea. Trata-se de um avião muito versátil, leve, simples para operar, e para nós já é motivo de saudade”, analisa o Tenente-Coronel Gobett. 

A partir de 1º de abril, as demonstrações da Esquadrilha da Fumaça ficarão suspensas. As atividades serão retomadas após o término do treinamento nas novas aeronaves A-29 Super Tucano.

“Por ocasião da desativação do T-27 Tucano na Esquadrilha da Fumaça a partir do dia 1 de abril nós suspenderemos as apresentações até que o programa de implantação operacional da aeronave A-29 Super Tucano esteja totalmente concluído no esquadrão. Esperamos que até o final do ano possamos, quem sabe, fazer a primeira demonstração”, prevê o comandante da Esquadrilha.