18 de Março, 2013 - 12:05 ( Brasília )

Aviação

Airbus fecha venda recorde de aeronaves para empresa da Indonésia


O construtor europeu Airbus começa a semana com uma ótima notícia. A companhia aérea Lion Air, da Indonésia,  confirmou a compra de 234 aparelhos do modelo A320. O contrato foi assinado com toda a pompa no Palácio do Eliseu, a sede do governo francês, na presença do presidente François Hollande.

Esse é o maior contrato já assinado na história da Airbus.  Com a compra de 234 aeronaves A 320 pela companhia Lion Air, o valor da transação chegará a um recorde de 18,4 bilhões de euros (R$ 47 bilhões). Para modernizar a sua frota, a companhia de baixo custo da Indonésia estaria disposta a comprar inclusive um novo modelo da Airbus com motores mais ecológicos. Até agora, a empresa aérea tinha como único fornecedor a Boeing.

Essa nova encomenda chega em um momento de excelente desempenho para a Airbus. Há três dias, a fabricante aeronáutica selou um acordo de venda de 82 aeronaves com a Turkish Airlines, mas o total pode ultrapassar uma centena de aviões e atingir 15 bilhões de euros (R$ 38 bilhões). Também na semana passada, a alemã Lufthansa aprovou a compra de 100 aviões A 320 e 3 modelos A 380.

Com todas as encomendas, a Airbus tem já assegurados os próximos oito anos de atividade. Um sucesso que deve levar à contratação de 3 mil pessoas neste ano. Em 10 anos, o presidente François Hollande afirmou que 5 mil empregos serão gerados pela empresa na França,  uma exceção em um momento que a indústria francesa, sobretudo o setor automobilístico, sofre com a crise.