Início das atividades de instrução do Curso de Formação e Graduação de Sargentos de Aviação

No dia 31 de janeiro, adentraram o prédio do Curso de Formação e Graduação de Sargentos de Aviação (CFGS Aviação) os alunos recém-egressos do Curso Básico de Sargentos. O momento marcou o início do período de qualificação no qual os alunos serão formados como mecânicos de helicóptero da Aviação do Exército. A turma atual conta com 33 alunos, sendo sete mulheres. É a primeira turma com a nova grade curricular de tecnólogo.

Quanto à naturalidade, os alunos são oriundos dos seguintes estados:

– 17 alunos do Rio de Janeiro;
– 4 alunos de São Paulo;
– 9 alunos de Minas Gerais;
– 1 aluno de Pernambuco;
– 1 aluno da Bahia; e
– 1 aluno do Paraná.

Os alunos realizaram o período básico nas seguintes unidades escolares tecnológicas do Exército: 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, 16º Batalhão de Infantaria  Motorizado, 41º Batalhão de Infantaria  Motorizado, 23º Batalhão de Infantaria, 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha, 12º Grupo de Artilharia de Campanha, 14º Grupo de Artilharia de Campanha e 4º Batalhão de Engenharia de Combate.

Na oportunidade do início do CFGS Aviação, o Comandante do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), Coronel Evandro Luís Amorim Rocha, dirigiu-se aos alunos declarando que "o Exército Brasileiro dá mais um importante passo na formação dos seus recursos humanos com vocação para a Aviação do Exército, com o início das atividades de instrução do período de qualificação do Curso de Formação e Graduação de Sargentos de Aviação do Exército, que proporcionará aos formandos o título de curso superior como Tecnólogo em Manutenção de Aviação do Exército".

Assim, como a Escola de Sargento das Armas (ESA) e como a Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), o Curso de Formação de Sargentos da Aviação do Exército no CIAvEx é responsável por formar o 3º sargento de carreira do Exército Brasileiro, contudo o CFGS/Aviação guarda uma característica muito especial: formar um sargento que desempenhará, simultaneamente, missões de combate e missões logísticas.

Durante o curso, algumas atividades contam com a parceria das escolas de formação e adestramento da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira: o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval e a Escola de Especialistas de Aeronáutica, respectivamente. Em paralelo, além dos conhecimentos técnicos e táticos, o aluno do CFGS Aviação também é demandado em atributos atitudinais e morais que forjam o seu caráter e são alinhados com os valores cultuados no Exército Brasileiro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter