21 de Março, 2012 - 10:51 ( Brasília )

Armas

Rifle russo “ORSIS”: êxito na exposição na Alemanha

Teve muito êxito, o rifle tático russo ORSIS T-5000 apresentado na exposição de armas de caça e esportivas, de Nuremberga. A nova marca de armas russa provocou um nítido interesse dos participantes e visitantes da exposição.

Parecia difícil, surpreender com alguma coisa, os adeptos do tiro esportivo e acessórios de caça ocidentais, já que este mercado é muito variado. E os principiantes têm bastantes dificuldades em penetrar neste mercado. No entanto, a companhia russa “Promtekhnologii” conseguiu interessar por seu rifle ORSIS T-5000 os experientes européus. Embora ainda não se fale em grandes contratos, o êxito da nova arma está patente, considera Maksim Popenker, perito em armas de fogo:

 “Quanto ao interesse, no Ocidente, constatei pessoalmente, na exposição de Nuremberga, uma grande atenção pela vitrina do rifle ORSIS. Em primeiro lugar, por parte de atiradores civis. É muito mais difícil penetrar, no Ocidente,  no mercado de armas para as estruturas policiais ou forças armadas, porque os produtores locais têm com elas laços bastante fortes. Portanto, só as caraterísticas das armas não servem”.

Entretanto, peritos russos estão certos de que a companhia “Promtekhnologii” está em condições para tal penetração. Os seus argumentos “pró”, são a montagem manual e  independência em relação aos fornecedores estrangeiros. Além disto, o êxito do “ORSIS” deve-se também a sua estrutura original, assinala Aleksandr Kostin, representante oficial  da companhia:

“O rifle é feito de aço inoxidável, e o fuste de coronha, de alumínio. Utilizam-se técnicas singulares de perfuração profunda e abertura de estrias. Elas permitem obter altas caraterísticas de precisão e concentração do fogo. Muitos esportistas atiradores da Suiça, Alemanha, Grã-Bretanha e até mesmo dos EUA expressaram o desejo de comprar o rifle”.

A “Promtekhnologii” oferece não só um amplo leque de tipos de rifles como também peças populares no mercado de armas. Por exemplo, está cumprindo encomendas de vários fabricantes de armas européus de fornecer-lhes canos crus.