SAAB Carl Gustaf M4

A SAAB revelou recentemente a versão M4 do seu canhão portátil sem recuo Carl Gustaf de 84 mm. A apresentação aconteceu em setembro de 2014, no campo de testes da empresa localizado na cidade de Karlskoga, na Suécia.

O Can SR 84 mm Carl Gustaf, entrou em operação no final da década de 40, desde então foi exportado para mais de 40 países e por diversas vezes foi empregado em combate, incluindo na Guerra das Malvinas, Afeganistão e Iraque.

Projetado principalmente para ser empregado contra Carros de Combate e Veículos Blindados, o Carl Gustaf se mostra muito eficiente também contra outros tipos de alvos estacionários, entre eles casamatas e edificações, tudo isso devido a diversidade de munições que é compatível, o sistema conta com munições HEAT (alto explosiva anticarro), multifunção e duplo emprego, antipessoal, iluminativas e fumígenas.

Na versão M4, o canhão sofreu uma significativa redução de peso, devido a conformação de algumas partes em titânio e fibra de carbono, bem como através de modificações no desenho do Venturi, deixando o armamento com 7 Kg, 3 Kg a menos que a versão M3 e um comprimento de 1000mm.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter