Argentina – Agustin Rossi: A indústria de defesa contribuirá para a recuperação da economia

 

Por Felipe Yapur

Página 12

Jornal Peronista

 

O ministro garantiu que reativará as fábricas militares fechadas pelo “macrismo”, como FANAZUL, para favorecer a reativação econômica. Ele indicou que “Cambiemos” (partido de Macri) priorizou o ajuste fiscal na política de defesa e alinhou os militares aos interesses dos Estados Unidos.

Para Agustín Rossi, o Ministério da Defesa não é um território estranho. Ele foi o último ocupante da pasta de Defesa durante o governo de Cristina Kirchner e o primeiro de Alberto Fernández. É claro que, nesse meio tempo, o governo de Macri passou pelo Estado e pelas Forças Armadas, onde, segundo ele, "o ajuste fiscal prevaleceu antes de uma política de defesa" e o desaparecimento da UNASUL,  e as Forças Armadas alinhadas com os interesses dos Estados. Unidos. O ministro disse que, apesar do que aconteceu na região, os militares argentinos "são disciplinados e subordinados às instituições e à democracia". Entre seus projetos está o renascimento da indústria de defesa para contribuir para o renascimento da economia e, nesse sentido, buscará reabrir a FANAZUL (Fabricaciones Militraes), uma fábrica que fechou a Macri.

 

Você era ministro do CFK e agora Alberto Fernández. Entre um momento e outro, seguiu o “macrismo”.

 

Sim. Isso é absolutamente verdade e agora esse velho ator político que foram as Forças Armadas ressurge com um nível de destaque que não víamos há muito tempo na América do Sul. Por exemplo, temos o Brasil e o envolvimento das Forças Armadas no governo; militares peruanos elogiando o conflito entre o Presidente Bizcarra e o Congresso no fechamento do Parlamento; e a situação de golpe que acabou ocorrendo na Bolívia, onde o impulso final para a saída de Evo Morales foi dado pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Enfim, parece-me que é um cenário que não tem nada a ver com o que acontece na Argentina. Hoje nossas forças são disciplinadas por trás das instituições e da democracia.

Não há perigo de contágio?

Não, não acredito. E eu lhe dou um elemento para análise. Não houve contágio de nossas forças armadas quando, em toda a região e independentemente do governo de cada país, os militares estiveram envolvidos na luta contra o narcoterrorismo. Então não vejo o que pode acontecer aqui. Isso não significa que não é necessário levar em consideração dados políticos e geopolíticos. Mas poderíamos dizer que viemos contra a onda. Temos um governo progressista e isso também conta. Ao contrário do que aconteceu na América Latina, as Forças Armadas da Argentina não se envolveram em questões de segurança interna e trabalharemos para que isso não aconteça.

Celso Amrorim e Agustín Rossi, ambois ministro sde defesa de seus países, no roll-out do KC-390 em Outubro de 2014.

Isso mudou durante o governo Macri?

Obviamente, a liderança política tem alguma influência. E também é verdade que a política de defesa é uma subsidiária da política externa do país, que no caso de Cambiemos foi definida no alinhamento com os Estados Unidos. Portanto, o relacionamento com o Comando Sul (SOUTHCOM) pode ter sido mais intenso.

O desaparecimento da UNASUL é um fato negativo.

Sem dúvida, e acima de tudo, é negativo na política de integração latino-americana. Nós tínhamos altos padrões de integração com a UNASUL existia. Bem, agora, infelizmente, devido ao surgimento de governos conservadores, esse processo foi interrompido, o que foi além das posições ideológicas dos governos, porque na UNASUL havia também a Colômbia de (Juan Manuel) Santos. Portanto, parece-me claramente que isso é um revés. Em matéria de defesa, gostaria de sentir mais, porque foi o Conselho de Defesa da América do Sul que mais se trabalhava.

Como você encontrou as Forças Armadas após o período do macrismo?

 

Em princípio, tiveram problemas orçamentários muito sérios porque chegaram ao racionamento nas unidades, que gerou problemas de alimentação resultantes do ajuste. O orçamento das Forças Armadas para este ano é o mais baixo que tivemos na história. Em termos gerais, vejo que o ajuste fiscal foi priorizado sobre a política de defesa.

Como você define a política de defesa do governo que integra?

Definimos como reativo porque só reagimos a uma ação militar externa. E cooperativo porque trabalhamos com todos os países do mundo em uma situação de paz, exercícios, troca de experiências. Faremos isso com todos, mas de preferência com os latino-americanos. E é baseado no desenvolvimento de capacidade que substitui as antigas hipóteses de conflito.

O que significa esse desenvolvimento de capacidade?

Implica ter um FFAA capaz de lidar com a maior multiplicidade de sistemas de armas. Como exemplo, se tivermos doze aviões supersônicos, isso não resolverá nada do ponto de vista do poder militar, mas permitirá que você tenha pilotos que podem pilotar caças supersônicos. O mesmo acontece com o resto das forças.

A indústria militar também sofreu mudanças com o Cambiemos.

Todo país industrial desenvolve uma indústria de defesa. Isso é estratégico. Nossa intenção é desenvolvê-lo para equipar as forças armadas, mas também ter um envolvimento positivo no desenvolvimento econômico do país. Se temos níveis mais altos de produção, aumentamos em participação de mercado. Portanto, se crescermos no mercado, melhoramos a balança comercial, porque o que a manufatura militar não faz acaba sendo importado. Além disso, gerando empregos, melhoramos a cadeia de suprimentos. Parece-me que as três pernas que a indústria de defesa possui, que são as Fabricaciones Militares, os estaleiros e a fábrica de aeronaves (FAdeA) argentina, devem ser adicionadas à aliança estratégica que temos com a INVAP para o desenvolvimento dos mais avançados produtos tecnológicos. Foi o que fizemos com o Sistema Nacional de Controle e Vigilância Aeroespacial que nos permitiu desenvolver radares de defesa e nos aeroportos. Isso funcionou com o INVAP e, portanto, devemos restaurá-lo.

 

Mas Macri fechou fábricas militares, como foi o caso de FANAZUL. O que acontecerá com esses estabelecimentos e as pessoas que ficaram na rua?

FANAZUL é uma das tarefas que temos, porque vamos demonstrar isso. Fizemos uma fábrica militar em Jachal que produz explosivos para a indústria de mineração. Hoje é um excedente. Bem, eu teria visto como fazemos para reordenar os da Azul. Estamos estudando, mas, por exemplo, todos os explosivos para a indústria do petróleo são importados. Portanto, se tivermos um plano de negócios adequado, podemos ser um fornecedor e ser um ator nesse cenário. Agora, o que temos a fazer é ver as instalações do FANAZUL para ver como estão as instalações para que possamos reativá-lo.

O que você fará com o caso da ARA San Juan?

Quando cheguei, entrei em contato com a juíza (Marta) Yañez e coloquei o Ministério à sua disposição para tudo o que ela precisar na investigação e estou me envolvendo nas instruções no âmbito dos Chefes de Estado-Maior Conjunto para ver as responsabilidades de militares do que aconteceu. Os membros da família devem saber que estamos disponíveis para eles. A primeira visita que farei às unidades militares será na Base Submarinos de Mar del Plata.

Matéria Relacionada

 

BR-AR: Maia na Argentina sinaliza conflitos futuros

A divisão do governo entre o Presidente Alberto Fernández e Cristina Kirchner não está definida e sinaliza conflitos internos, mas a VP deixou claro que as áreas de Finanças, Segurança e Defesa são suas propriedades

DefesaNet Dezembro 2019 Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter