Vladimir Putin convida e Argentina participará da reunião do BRICS em Fortaleza

Atendendo ao convite do Presidente russo, Vladimir Putin, a Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, participará da reunião dos países do BRICS na terça-feira, 15, em Fortaleza, no Ceará.

Há muito, a Rússia vem propondo a inclusão argentina no grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Vladimir Putin tem chegada prevista ao Brasil para a manhã de domingo, 13. O avião presidencial pousará na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e, à tarde, o chefe de Estado russo assistirá no Maracanã a final da Copa do Mundo, ao lado da Presidente brasileira, Dilma Rousseff.

Ao final do jogo e após a cerimônia de premiação dos primeiros colocados, acontecerá a solenidade de transmissão de sede da Copa do Mundo. O Brasil, anfitrião de 2014, passará a sede para a Rússia, anfitriã de 2018.

Antes de chegar ao Brasil, Putin deverá se reunir com alguns líderes da América Latina. Uma de suas escalas será em Havana para uma conversa com as autoridades de Cuba.

A sexta reunião do grupo BRICS na terça-feira, 15, deverá priorizar as discussões em torno da criação do Banco de Desenvolvimento dos cinco países. Segundo os dirigentes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, a instituição está sendo criada para funcionar como alternativa, entre os seus membros, ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), também chamado de Banco Mundial. O capital do Banco de Desenvolvimento do BRICS deverá ser de US$ 4 trilhões.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter