COBERTURA ESPECIAL - America Latina - Geopolítica

19 de Julho, 2012 - 11:05 ( Brasília )

Terror - Frustrados planos terroristas das FARC


Especialistas antiexplosivos do Exército Nacional destruíram, durante operações ofensivas, dez minas de diferentes tipos pertencentes a terroristas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) no estados de Norte de Santander, Nariño e Huila.

Inicialmente, os homens da Força Tarefa Vulcano registraram a localização de uma mina tipo leque composta por cinco quilos de R1 e seis granadas para fuzil de fabricação caseira, cada uma contendo dois quilos do mesmo explosivo.

Os artefatos bélicos pertenciam a facções da quadrilha 33 das FARC e foram encontrados a poucos metros de uma escola localizada na região conhecida como La Raya, no município de Tibú, Norte de Santander.

Por outro lado, a ofensiva militar resultou em uma segunda ação tática, desta vez realizada por soldados da Força Tarefa Pegaso, na descoberta de uma mina, de 20 quilos de explosivo anfo, três quilos de pentolita, dois quilos de metralha e oito detonadores elétricos no município de Maguí, em Nariño.

Os guerrilheiros da frente 29 das FARC fracassaram em seus planos violentos graças ao rápido deslocamento desta unidade militar.

E ainda, integrantes da quadrilha 25 das FARC colocaram dois artefatos explosivos improvisados às margens de uma estrada por onde transitam habitantes da vereda San Marcos, no município de Colombia, Huila; os dispositivos mortais foram destruídos através da ação dos soldados do Batalhão de Combate Terrestre No.13 ‘Cacique Timanco’, subordinados à Força Tarefa Sumapaz.