Chávez anuncia viagem ao Brasil para adesão da Venezuela ao Mercosul

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou na noite de domingo que viajará ao Brasil em 30 de julho para assistir no dia seguinte ao ato formalizará a entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul. "Em 30 de julho terei que ir, certamente, como não ir, ao ato especial no qual se formalizará o ingresso pleno da Venezuela no Mercosul", disse Chávez, durante uma cerimônia de formação de militares exibida ao vivo pelo canal estatal VTV.

Chávez disse ainda que está definindo os detalhes e "trabalhado para a entrada da Venezuela no Mercosul". Há pouco mais de uma semana, na reunião de cúpula do Mercosul em Mendoza (Argentina), os presidentes dos países que integram o bloco aceitaram a Venezuela como membro pleno do grupo e convocaram uma reunião para 31 de julho no Rio de Janeiro para concretizar a adesão de Caracas.

A decisão foi tomada pelo bloco após a suspensão do Paraguai na mesma reunião, decidida em função da destituição do presidente Fernando Lugo em 22 de junho. O Parlamento paraguaio bloqueava desde 2006 a adesão da Venezuela.

Também no domingo, o presidente da Venezuela afirmou que a Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos "está operando na Venezuela" para buscar militares "descontentes" que queriam pronunciar-se contra seu governo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter