Em fórum na cidade de Natal, países sul-americanos e Estados Unidos discutem segurança e defesa

Lane Barreto

A cerimônia de abertura da 6ª edição da Conferência Sul-Americana de Defesa (SOUTHDEC, sigla em inglês – South America Defense Conference) ocorreu, na manhã desta quarta-feira (21), em Natal, no Rio Grande do Norte. Até amanhã (22), os Chefes de Estado-Maior de Defesa da América do Sul e o Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos discutem temas de segurança e defesa da região.

Em seu discurso, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Brasil, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, proferiu as boas-vindas aos presentes e lembrou que, no contexto da Segunda Guerra Mundial, a cidade de Natal foi palco de reconhecida cooperação militar entre as forças armadas brasileiras e americanas.

Para o Brigadeiro Botelho, o fórum que neste ano contempla o tema “Cooperação Regional na Área em Defesa de Resposta ao Desafios Hemisféricos” é uma “oportunidade para congregar as contribuições de todos, com o fito de nivelar conhecimentos e experiências, aprofundar nosso entendimento sobre o tema e vislumbrar possíveis soluções para nossos desafios comum”.

Durante os dois dias, os militares vão explorar, por meio de mesas redondas, assuntos como ajuda humanitária e assistência a desastres e combate a ameaças transfronteiriças.

Após os agradecimentos ao comandante do Comando Sul dos Estados Unidos, Almirante de Esquadra Craig Faller, co-anfitrião no evento, e às autoridades civis e militares presentes, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo ressaltou a importância da união entre os países para manutenção da paz e da estabilidade global.

“Sabemos que o mundo passa por um período de transição com uma diversidade de novas ameaças e atores não estatal que fogem do tradicionalismo e frequentemente impõe pressão sobre o sistema global. Nosso continente não está fora desse cenário, a importância de seu entorno estratégico ganha cada vez mais relevância e, com isso, a estratégia de cooperação deve ser acima de tudo, forte e recíproca e plena”, disse o Ministro.

A importância da realização do evento também foi destacada pelo Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos, Almirante de Esquadra Craig Faller, que sublinhou a necessidade de as instituições se adaptarem para enfrentar ameaças futuras. Em sua fala, o Almirante Faller relatou ainda o intuito de os países participantes do SOUTHDEC caminharem juntos e de desenvolverem confiança mutua.

Além dos Estados Unidos, participaram os chefes de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Chile, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai. Ainda integra as atividades do fórum, uma conferência com a participação dos Suboficiais integrantes desses países para tratar de questões relativas ao desenvolvimento profissional deles.

Além de autoridades militares e civis participou da solenidade o encarregado de Assuntos internacionais da Embaixada dos EUA no Brasil, Senhor William Popp. As edições anteriores SOUTHDEC ocorreram em 2018, na Argentina; em 2107, no Peru; em 2016, no Uruguai e; em 2014, no Chile.

Fotos: Keven Cobalchini

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter