COBERTURA ESPECIAL - America Latina - Aviação

10 de Setembro, 2018 - 12:00 ( Brasília )

DECEA presta auxílio no aprimoramento do controle do espaço aéreo uruguaio

A equipe adequou o sistema aos padrões exigidos pela Organização de Aviação Civil Internacional

Daisy Meireles, Tenente João Elias e Major Alle


Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), localizado no Rio de Janeiro (RJ), auxiliou o Uruguai em relação à atualização do seu Sistema de Informação Aeronavegante (SISNOTAM). A solicitação foi feita pela Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica (DINACIA) do país.

A Organização Militar brasileira disponibilizou uma equipe de profissionais especializados em Tecnologia da Informação e em Informações Aeronáuticas que, na semana de 6 a 10 de agosto, aperfeiçoaram o banco de dados de informação ao aeronavegante (NOTAM, do inglês Notice to Airmen) uruguaio.

A equipe do DECEA observou os padrões exigidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), contribuindo para que o sistema uruguaio se torne ainda mais seguro, confiável e prático.



Ao final da missão, o Diretor Nacional da DINACIA, Brigadeiro General de Aviação Antonio Alarcón, e o Diretor de Circulação Aérea, Tenente-Coronel Gabriel Falco, agradeceram toda a equipe do DECEA pelos serviços prestados e se dispuseram à cooperar com o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), sempre que for preciso.

Referência O SISCEAB é referência entre os países da América do Sul. Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina assinaram, em abril de 2017, uma Declaração de Interesse Fundacional, que promove uma iniciativa de trabalho conjunto, visando maior segurança operacional, qualidade de serviço e eficiência em nível regional, seja na capacitação do pessoal ou no aprimoramento dos sistemas relacionados ao controle do espaço aéreo.



Outras coberturas especiais


Base Industrial Defesa

Base Industrial Defesa

Última atualização 13 DEZ, 12:50

MAIS LIDAS

America Latina