Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas realiza reuniões bilaterais no Chile

O Ministério da Defesa, por intermédio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), realizou duas reuniões bilaterais com o Chile, de 7 a 9 de agosto, em Santiago. A 10ª Reunião do Grupo de Trabalho Bilateral de Defesa (GTBD) Chile-Brasil e a 12ª Reunião entre os Estados-Maiores Conjuntos das Forças Armadas (REMCFA) do Chile e do Brasil ocorreram em sequência. Os dois países discutiram sobre temas de interesse comum que resultaram na assinatura de 15 entendimentos.

Os entendimentos registrados em ata (oito na 10ª Reunião do GTBD e sete na 12ª REMCFA) foram sobre: Defesa Cibernética, Ciência e Tecnologia e Base Industrial de Defesa, Operações de Paz, Estudos de Defesa, Programas sociais de apoio aos esportes e à saúde, Parcerias Público-Privadas, Impactos da criação de Unidades de Conservação, Planejamento Estratégico Militar, Catalogação de Defesa, Doutrina Conjunta, Intercâmbio de Experiências em Catástrofes Naturais e Exercício Conjunto Combinado de Operações Especiais.

Participaram das reuniões da parte brasileira: o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho e o subchefe de Assuntos Internacionais, almirante Guilherme da Silva Costa. Entre as autoridades chilenas, estiveram presentes: o subsecretário de Defesa, Cristián de la Maza e o chefe da Divisão de Relações Internacionais, Luis Palma, na reunião do GTBD; e o Chefe do Estado-Maior Conjunto (JEMCO), general de Aviação Arturo Merino Núñez e o diretor de Comando e Controle Estratégico do Estado-Maior Conjunto, general de Brigada Aérea (A), Jean Pierre Desgroux Ycaza, na 12ª REMCFA.

12ª REMCFA do Chile e do Brasil

Por ocasião da REMCFA, o almirante Ademir ministrou a palestra “Participação e projeção de emprego das Forças Armadas do Brasil em Operações de Paz (Intenção de participação em Operações Internacionais UE-OTAN)”. Já o tenente-coronel Victor, representante do Exército Brasileiro realizou a exposição “A Defesa Cibernética brasileira nos Grandes Eventos: identificação de ataques, procedimentos de atribuição e políticas de resposta”. Os chilenos também fizeram duas exposições sobre o mesmo tema.

Ainda como parte das atividades, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas esteve em encontro de trabalho com o embaixador do Brasil no Chile, Carlos Sérgio Sobral Duarte, e visitou o Palácio do Governo, La Moneda. 

Após a assinatura das atas da 12ª REMCFA, o almirante Ademir foi condecorado pelo JEMCO com a medalha “Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Chile”, como mais uma demonstração de amizade entre os dois estados-maiores conjuntos.

As reuniões entre os representantes da Subsecretaria de Defesa e dos Estados-Maiores incrementam as relações e abrem uma nova janela de oportunidades nas interações entre os dois destacados atores das vertentes atlântica e pacífica da América do Sul, Brasil e Chile.

Com informações da SCAI/MD Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter