COBERTURA ESPECIAL - America Latina - Geopolítica

13 de Junho, 2018 - 20:00 ( Brasília )

COLOMBIA – Kfirs, Super Tucanos e Avião Fantasma atacam dissidentes das FARC

Fuerza Aérea Colombiana realiza ataque contra grupos dissidentes das FARC. Observar, que o segundo turno será no domingo, dia 17 Junho 2018



Em um comunicado sem muitos dados técnicos a Fuerza Aérea Colombiana (FAC) comunicou que na manhã de quarta-feira (13JUN2018) aeronaves Kfir e Super Tucano lançaram armas de precisão contra grupos dissidentes das FARC.

Segundo informes iniciais seriam 10 e mais tarde atualizado para 16, as baixas dos dissidentes, chamados de GAO, das Frentes 1 e 45 das FARC. As ações ocorreram no município de Arauca próximo à fronteira da Venezuela. A Fuerza Aérea Colombiana operou em coordenação com Forças Especiais e a Divisão de Assalto Aéreo do Ejército Nacional.

A operação foi executada após um detalhado e cuidadoso planejamento, que permitiu o emprego com grande eficiência das armas guiadas por parte das aeronaves da Fuerza Aérea Colombiana. Segundo a FAC os grupos dissidentes das FARC, pretendiam se reorganizar e recuperar a área para ações terroristas contra a população civil, infraestruturas críticas em especial de petróleo e as Forças de Segurança Pública. O  grupo teria cerca de 1.200 membros dispersos pelo país.

O objetivo foi uma área de acampamentos, onde informações de inteligência se concentravam terroristas sob o comando do chefe "Rendon" (Burro). A FAC empregou na missão de bombardeio estratégico aeronaves de KFIR e Super Tucano, lançando munições guiadas de precisão, com o apoio do “avião fantasma” AC-47T (ver vídeos abaixo) e helicópteros de assalto e escolta aérea.

As condições meteorológicas e geográficas da área de operações exigiram um alto nível de profissionalismo por parte de as tripulações, para garantir o efeito surpresa que resultou no êxito da missão, pois era coordenar o voo de 14 aeronaves.

O segundo turno da eleição presidencial da Colômbia acontece neste domingo (17 Junho 2018). Como o assunto FARC é polêmico ceretamente o ataque terá efeitos no pleito.



 
Vídeo referente ao ataque divulgado pela FAC. Observar o caça Kfir decolando e o lançamento de armas guiada provavelmente guiadas por laser.



 


Vídeo explicando o fundamental doAC-47T el Avión Fantasma


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Cyberwar

Cyberwar

Última atualização 17 DEZ, 12:30

MAIS LIDAS

America Latina