Ministros assinam memorando para ajuda à Colômbia na área de desminagem

Adriana Fortes

O ministro da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, e o ministro da Defesa da Colômbia, Luis Carlos Villegas, assinaram no início da tarde desta quarta-feira (21), no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF), um Memorando de Entendimento para ajuda à Colômbia na área de desminagem (retirada de minas explosivas enterradas no solo).

O Brasil irá compartilhar experiências e conhecimento dentro das atividades de remoção de Artefatos Explosivos Improvisados (AEI) e Minas Antipessoal (MAP). O memorando se insere no contexto do processo de paz colombiano, resultante de assinatura de acordo entre Governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Desde 2006, o Brasil contribui para a formação de pelotões de desminagem na Colômbia. Este acordo amplia o número de militares das Forças Armadas Brasileiras, peritos em desminagem, que exercerão as funções de instrutores ou de assessores técnicos na área e não exercerão atividades de busca ou remoção de minas e artefatos explosivos e não poderão entrar em áreas minadas ou suspeita de conter minas ou AEI.

Antes da assinatura, cinco ministros brasileiros (Defesa, Casa Civil, Justiça, Relações Exteriores e Gabinete de Segurança Institucional) estiveram reunidos com os ministros colombianos das Relações Exteriores e da Defesa. Entre os assuntos debatidos estão o combate ao crime transfronteiriço, e impacto do aumento do fluxo migratório de venezuelanos para os dois países e a ajuda humanitária oferecida por cada um deles.

Ministros da Defesa realizam a 3ª Reunião Bilateral em Defesa

Antes da assinatura do acordo, Jungmann e Villegas realizaram, na sede do Ministério da Defesa, a 3ª Reunião Bilateral em Defesa. No ano passado, os ministros estiveram reunidos em janeiro, em Bogotá (Colômbia), e em maio, em Manaus (AM).

O encontro reforçou a importância de promover um ambiente de entendimento mútuo, de confiança e cooperação e aprofundar a cooperação em inteligência militar e o combate às ameaças como o crime organizado transnacional.

O ministro da Defesa brasileiro convidou seu contraparte boliviano para participar da feira RIDEX (Rio Internacional Defense Exhibition), que reunirá profissionais das áreas de Defesa, Segurança e Offshore, em junho deste ano, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Jungmann também propôs a realização de um evento em comemoração aos dez anos de criação do Conselho de Defesa Sul-Americano (UNASUL).

O ministro Villegas também demonstrou interesse no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras do Exército brasileiro, o SISFRON, e na possibilidade de modernização dos blindados Cascavel colombianos. Brasil e Colômbia compartilham uma fronteira de 1.645 quilômetros na região amazônica e desde 2008 mantêm um acordo de Cooperação em Matéria de Defesa.

Brasil e Colômbia

As relações entre Brasil e Colômbia vêm-se fortalecendo na última década. A Colômbia, que está entre as três maiores economias sul-americanas, é um importante destino de investimentos brasileiros. Há, atualmente, cerca de 50 empresas brasileiras estabelecidas no país.

O Brasil apoia o processo de paz entre o Governo colombiano e as FARC e entende que sua conclusão em bom termo constituirá importante avanço político para a região. Como contribuição brasileira efetiva ao processo de paz, além de desminagem, está sendo fortalecida a cooperação bilateral prestada pelo Brasil na área de desenvolvimento rural.

Fotos: Sargento Manfrim/MD
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter