Cooperação Militar Brasileira no Paraguai participa de diversas atividades institucionais

.: Visita Oficial do Comandante do Exército Paraguaio

Assunção (Paraguai) – No dia 22 de fevereiro, ocorreu a primeira visita oficial do Comandante do Exército Paraguaio, General de Divisão Juan Jose Casaccia Furiasse, à Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP). O Gen Casaccia esteve acompanhado de Oficiais-Generais e Comandantes do Exército Paraguaio.

.: Visita à Escuela de Educación Física de Las Fuerzas Armadas (EDEFISFA)

– No dia 24 de fevereiro, o Adido de Defesa e do Exército (ADIDEFEX) e Chefe da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP), e os assessores militares da CMBP fizeram visita institucional à Escuela de Educación Física de Las Fuerzas Armadas (EDEFISFA). A comitiva foi recepcionada pelo Comandante da EDEFISFA, Coronel Faustino Eleuterio Barrios Cartaman, e pelo corpo docente e discente da Escola.

A Instituição conta com um instrutor e um monitor de Educação Física do Exército Brasileiro, os quais ministrarão, ao longo do corrente ano, as matérias de Futebol, Vôlei e Fisiologia do Exercício.

Na ocasião, foi destacada a presença do Exército Brasileiro em terras guaranis há 75 anos, cumprindo atividades de cooperação militar com fins científicos, culturais, tecnológicos e de aperfeiçoamento profissional.

.: Visita à Brigada Aerotransportada ¨Silvio Pettirossi¨

No dia 23 de fevereiro, integrantes da CMBP visitaram a Brigada Aerotransportada “Silvio Pettirossi” (BAT), Grande Unidade subordinada à Força Aérea Paraguaia, responsável pela formação, adestramento e emprego de paraquedistas militares do Paraguai. A jornada contou com apresentações institucionais da BAT e do Adido de Defesa e do Exército (ADIDEFEX) e Chefe da CMBP, seguidas de visita às instalações.

O evento teve como objetivos apresentar as atividades realizadas pela Brigada Aerotransportada e pelos instrutores de paraquedismo brasileiros à disposição daquela Grande Unidade, bem como estreitar laços de cooperação, integração e amizade entre militares dos dois países. A comitiva foi recepcionada pelo Comandante da Brigada Aerotransportada, Coronel Jorge Antonio Orue Roa, e por oficiais da Brigada.

Destaca-se que a Cooperação Militar Brasileira no Paraguai iniciou suas atividades naquela Nação Amiga em 1996 e é herdeira da antiga Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai (MMBIP), que funcionou no período de 1942 a 1994.

Além de realizar a cooperação militar com fins científicos, culturais, tecnológicos e de aperfeiçoamento profissional junto ao Exército do Paraguai, tem por objetivo, em um contexto mais amplo, contribuir como instrumento de diplomacia para a aproximação entre os dois países.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter