‘El País’: Venezuela e Colômbia continuam a discutir crise na fronteira

Texto do Jornal do Brasil


Os ministros da Defesa da Venezuela e da Colômbia vão se reunir na cidade de Santa Marta, no Caribe colombiano, para continuar a discutir formas para resolver o conflito, que há cinco semanas levou o fechamento da fronteira entre ambos os países.

As informações são do jornal El País, publicadas nesta quinta-feira (24/9).

Segundo o jornal espanhol, os colaboradores das mais autoridades militares procuram reativar os mecanismos de cooperação bilateral contra o tráfico de drogas, contrabando, crime organizado e outras formas de criminalidade na linha de 2.219 quilômetros compartilhados por ambos os países. Caracas culpa o país vizinho de ter aumentado a insegurança, com o aumento da criminalidade há mais de dois anos.

A reunião em Caracas, a primeira de uma série que promete ser longa, a julgar pelas declarações feitas por Maduro na terça-feira em seu programa semanal de rádio e televisão. A reunião foi presidida pelo responsável das Relações Exteriores de ambos os países e foi acompanhado pelos governos do Uruguai e Equador.

De acordo com o El País, o avanço foi modesto, a julgar pelo breve comunicado emitido por Bogotá e o silêncio de Caracas. Tudo foi adiado para 29 de setembro, em Santa Marta, onde as propostas poderão avançar. As questões financeiras são os pontos de maior preocupação para o governo Maduro devido à desvalorização diária do bolívar.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter