COBERTURA ESPECIAL - America Latina - Aviação

12 de Abril, 2014 - 10:30 ( Brasília )

Comissão cancela doação de aeronave da FAB para o Equador


A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou, na quarta-feira (9), o Projeto de Lei 6644/13, do Executivo, que cancela a doação de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para o governo do Equador.

O governo colocou à disposição do Equador um C-115 Buffalo, turboélice de fabricação canadense, mas o país vizinho desistiu de receber a aeronave.

Os C-115 foram comprados entre 1968 e 1970 e utilizados para várias missões militares na Amazônia. Eles foram substituídos por aeronaves C-105 Amazonas comprados da Espanha.

A doação para o Equador foi autorizada em 2011, mas o país perdeu o interesse na aeronave. Relator da proposta, o deputado Vitor Paulo (PRB-RJ) destacou que o C-115 Buffalo é operado por poucos países, por isso, não há mercado para os componentes. Com a desistência do Equador, o governo decidiu revogar a lei (12.442/11) que autoriza a doação.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.