COBERTURA ESPECIAL - America Latina - Geopolítica

04 de Março, 2014 - 17:44 ( Brasília )

Desfile Militar agita a Venezuela

Movimentação para o Desfile Militar na comemoração do primeiro ano da morte de Hugo Chávez coloca de sobreaviso os venezuelanos.

 
No dia 26 de Fevereiro, quarta-feira, com a população venezuelana em pánico pelas manifestações que ocorriam e continuam ainda, e a brutal repressão pela Guardia Nacional Bolivariana (GNB) e os grupos paramilitares (Coletivos),  usualmente em motocicletas que atiram contra os manifestantes, surgiu nas mídias sócias fotos de grupos da Fuerza Armada Nacional Bolivariana(FANB) dirigindo-se para Caracas.

.Assim circulou e circula no Twitter dezenas de fotografías  de equipamentos e unidades militares deslocando-se para Caracas Muitas mostram o sistema de Defesa Aérea russo Pechora, incorporados recentemente à FANB.. As unidades deslocam-se desde o estado de Aragua até a Capital

Somente dois días após foi conhecido oficialmente o propósito da mobilização e também dos crescentes sobrevoos de caças Sukhoi SU30MK2 sobre Caracas Neste dia a ministra de Defesa almirante-em-jefe Carmen Meléndez informou que o sobrevoo dos aviões era parte dos ensaios para um desfile militar que ocorrerá em 05 de março, em homenagem à Hugo Chávez, quando ocorre um ano de sua morte. Em primeiro de março ocorreu o primeiro ensaio no ”Paseo de Los Próceres”, em Caracas, o segundo ensaio do desfile.

Neste dia o serviço de imprensa da FANB publicou no Twitter uma imagem de um sistema Pechora, no momento da passagem frente a tribuna onde se encontravam os oficiais responsáveis pela organização do evento. Outras pessoas têm publicado no Twitter imagens de sobrevoo de aeronaves em Caracas.

Fonte consultada por DefesaNet menciona que os militares da FANB usualmente já possuem um número considerável de militares na Região de Caracas.
 
Porém cumpre olhar os eventos amanhã pela manhã em Caracas.