COBERTURA ESPECIAL - America Latina - Geopolítica

30 de Dezembro, 2013 - 01:56 ( Brasília )

Venezuela – Maduro inaugura TV FANB



No Sábado (28 DEZ 13), o presidente Nicolás Maduro, inaugurou a estação de televisão da Fuerza Armada Nacional Bolivariana (TVFANB), instalada no  Instituto Nacional de Meteorología, localizado no estado de Miranda.

Ao inaugurar Maduro mencionou que o canal “se va a convertir en una escuela para diversificar” o sistema televisivo da Venezuela. “Devemos  converter a TvFANB em uma escola, porque vamos diversificar o sistema televisivo e de comunicações do país”, afirmou Maduro.

“Inaugura hoje, 28 de dezembro de 2013 a estação de televisão da Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB): revolução militar, revolução comunicacional (…). Não pode ser que nós resignemo-nos, a que somente seja a burguesia no mundo, que ocupe este espaço tão importante para a humanidade, e assim acabem impondo seus antivalores de violência, pornografia”, afirmou Maduro na presença da ministra da Defesa, a Almirante Carmen Meléndez.

Em sua primeira transmissão, o canal transmitiu o  Hino Nacional da República Bolivariana da Venezuela e em seguida um programa especial com o Presidente Maduro. “A TVFanb forma parte da nova revolução televisiva da Venezuela”, declarou Maduro.

“Vamos continuar com os investimentos que forem necessários para fortalecer nosso sistema televisivo, incluso para além das fronteiras“, expressou o mandatário.

De igual modo, destacou que o Governo se propõe a construir uma nova cultura dedicada à paz e à vida: “Nós vamos  construir una nova cultura televisiva da Venezuela, para a Venezuela e a  compartilharemos com nossos irmãos do mundo. Uma cultura televisiva para a vida, para o trabalho, para a produtividade, para a paz, para o bom do ser humano, e no vaso da TVFanb, vamos  mostrar a potência que é a Fuerza Armada Bolivariana”.

A TVFanb pode ser acessada  no canal 2501 através do sinal de Televisión Digital Abierta (TDA) da Venezuela. Entre a programação que oferecerá o novo canal, estão documentários, novelas e programas informativos, nos quais os venezuelanos constatarão o treinamento dos militares da FANB, em sua tarefas diárias e sua formação. Foram investidos 54 milhões de Bolívares (cerca de 9 milhões de dólares).

Programação

O presidente da TVFanb, general Pedro Luis Álvarez Bellorín, informou que a programação do novo canal será dirigida ao resgate dos valores cidadãos.

O canal contará con um espaço chamado “Mujeres con Guáramo”, onde não só será apresentada a vida da mulher militar, como a da mulher do “Poder Popular”, além do programa Cátedra Comandante Supremo, dirigido a ensinar o pensamento da “doutrina bolivariana”.

“Zona Militar, Médicos de Cabecera, Camino por la revolución, Cocinando con la tropa, Tecnofanb e Adrenalina Militar”, formam parte da programação da nova emissora do “Sistema Bolivariano de Comunicación e Información” (SIBCI).

Também há o noticiário do Instituto Nacional de Meteorología (INAMEH), para apresentar a previsão do tempo, e Agrofanb, para expor a atividade agrícola dos grupos militares.