COBERTURA ESPECIAL - America Latina - Geopolítica

02 de Outubro, 2013 - 10:49 ( Brasília )

Maduro radicaliza seu discurso e pede 'medidas especiais' contra mídia e oposição da Venezuela


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ampliou ontem uma ofensiva contra a oposição e a imprensa privada venezuelana. Ele também acusou o governo dos EUA de ingerência em assuntos internos do país, após a expulsão de três funcionários da Embaixada americana. Para analistas, Maduro radicaliza seu discurso de olho nas eleições municipais de dezembro, tidas como um referendo dos primeiros meses de governo.

Depois de o líder chavista ter pedido no fim de semana à Procuradoria-Geral da Venezuela a adoção de "medidas especiais" contra meios de comunicação que, na sua visão, estimulam uma corrida desenfreada às compras ao noticiar a crise de desabastecimento no país, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) criticou o que chamou de "padrão duplo" do governo venezuelano contra a mídia.

Segundo a entidade que representa os jornais do continente, Maduro ataca a cobertura da imprensa sobre o desabastecimento no país enquanto impede o acesso dos diários venezuelanos a tinta e papel-jornal, insumos básicos para a produção dos periódicos. Ainda de acordo com a SIP, as medidas atingem majoritariamente publicações regionais, como os jornais El Sol de Maturín, Antorcha, El Garibazo e El Caribe, No fim de semana, o jornal Impulso denunciou em editorial a prática.

"Vários periódicos do país deixaram de ser publicados por falta de matéria-prima", afirmou por meio de nota o presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa da SIP, o uruguaio Cláudio Paolillo. "O governo acusa os empresários privados de especular e causar a escassez de produtos de primeira necessidade, mas omite a falta de insumos para a publicação de jornais, sendo que é o único responsável por permitir sua importação."

A nova ofensiva chavista contra a imprensa começou no sábado, com o pedido para a procuradoria tomar medidas contra uma suposta guerra psicológica e midiática. "Isso é propaganda de guerra. A mídia escrita, televisiva e de rádio está promovendo uma guerra psicológica contra a segurança alimentar do povo", disse Maduro, sobre as reportagens abordando o desabastecimento, "Isso não pode ficar impune."

Segundo o Banco Central da Venezuela, o índice de desabastecimento do país é de 20%.

Retórica. Ontem, Maduro voltou suas críticas para os Estados Unidos e setores do empresariado venezuelano. Segundo o sucessor de Hugo Chávez, a diplomacia americana estaria conspirando com a oposição contra o governo. "Querem transformar o Estado de Bolívar na nossa Benghazi", disse Maduro, em alusão à província líbia na qual a oposição que derrubou o ditador Muamar Kadafi se organizou, com ajuda ocidental. "Não posso permitir que nenhum governo se intrometa em nossos assuntos internos."

O chavista acusou líderes empresariais venezuelanos de entidades patronais como a Fedecámaras e Consecomercio de atuar "no limite da legalidade" no fornecimento de alimentos.

Para o sociólogo Luis Vicente León, do Instituto Datanálisis, o chavismo trabalha com uma estratégia de radicalização do discurso tendo em vista as eleições de 7 de dezembro.

"Maduro quer impedir a todo custo que o desabastecimento se torne um tema de campanha. Por isso, ameaça a imprensa com a censura, ou com a autocensura", avaliou León ao Estado.

"Isso se insere numa lógica de seu mandato na qual a política é radicalizada, para impedir a oposição de se comunicar com o eleitorado. A eleição esta sendo vista como um referendo sobre o governo de Maduro." /

Cerco à mídia

Fechamento da RCTVA: concessão da emissora não foi renovada, em 2007, pelo governo Chávez. Voltou a operar via satélite, mas teve o sinal interrompido em 2010.

Fechamento de Rádios:  Em 2009, 240 emissoras AM e FM e 2 TVs tiveram suas licenças cassadas.

Rede nacional: 24 canais de TV a cabo foram obrigados a transmitir comunicados do governo em rede nacional.

Multas contra Globovisión: Emissora crítica ao governo teve bens embargados e recebeu multas equivalentes a US$ 5,6 milhões, em 2012, antes de ser vendida para empresário ligado ao chavismo.

Controle do papel-jornalA dificuldade para importar papel-jornal atinge as publicações menores, mas não os 120 jornais comunitários regionais e os 3 de alcance nacional, todos controlados por Maduro.

EFE, com Luiz Raatz