COBERTURA ESPECIAL - America Latina - Geopolítica

04 de Abril, 2013 - 16:30 ( Brasília )

José Mujica sobre Cristina Kirchner: 'essa velha é pior que o vesgo'

O presidente uruguaio não percebeu que o microfone estava aberto antes de uma entrevista coletiva ao lado do prefeito da cidade de Florida, no interior do país

presidente do Uruguai, José Mujica, cometeu uma gafe na manhã desta quinta-feira quando comentava sobre as relações do seu país com a vizinha Argentina. “Essa velha é pior que o vesgo”, disse Mujica, em suposta referência à Cristina Kirchner e seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner. As informações são dos jornais El País e El Observador.

Pepe, como o presidente é chamado, não percebeu que o microfone estava aberto antes de uma entrevista coletiva ao lado do prefeito da cidade de Florida, no interior do Uruguai. A declaração foi transmitida ao vivo pelo site da Presidência da República, de acordo com a imprensa uruguaia.

Mujica conversava com o prefeito sobre as relações entre o Uruguai e a Argentina e dizia que “para conseguir alguma coisa” do país de Cristina Kirchner, precisa falar com o Brasil primeiro. Neste momento, o microfone captou a polêmica declaração.

O áudio completo, publicado pelo portal Subrayado, revela que Mujica também comentou, entre risos, sobre o presente que Cristina levou ao papa Francisco. “A um papa argentino que viveu 77 anos foi explicar o que é um mapa... digo, um mate, uma garrafa térmica.”

Rapidamente, a frase tomou conta das manchetes dos jornais uruguaios e argentinos. Mujica se apressou em tentar esclarecer o ocorrido. Em entrevista ao jornal La República, disse que estava falando sobre Lula e o Brasil. “Publicamente, nunca falei da Argentina”, afirmou. “Eu não vou dar bola e nem vou percorrer o mundo esclarecendo nada. Que inventem o que quiserem”, acusou.

 

Terra