José Mujica sobre Cristina Kirchner: ‘essa velha é pior que o vesgo’

presidente do Uruguai, José Mujica, cometeu uma gafe na manhã desta quinta-feira quando comentava sobre as relações do seu país com a vizinha Argentina. “Essa velha é pior que o vesgo”, disse Mujica, em suposta referência à Cristina Kirchner e seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner. As informações são dos jornais El País e El Observador.

Pepe, como o presidente é chamado, não percebeu que o microfone estava aberto antes de uma entrevista coletiva ao lado do prefeito da cidade de Florida, no interior do Uruguai. A declaração foi transmitida ao vivo pelo site da Presidência da República, de acordo com a imprensa uruguaia.

Mujica conversava com o prefeito sobre as relações entre o Uruguai e a Argentina e dizia que “para conseguir alguma coisa” do país de Cristina Kirchner, precisa falar com o Brasil primeiro. Neste momento, o microfone captou a polêmica declaração.

O áudio completo, publicado pelo portal Subrayado, revela que Mujica também comentou, entre risos, sobre o presente que Cristina levou ao papa Francisco. “A um papa argentino que viveu 77 anos foi explicar o que é um mapa… digo, um mate, uma garrafa térmica.”

Rapidamente, a frase tomou conta das manchetes dos jornais uruguaios e argentinos. Mujica se apressou em tentar esclarecer o ocorrido. Em entrevista ao jornal La República, disse que estava falando sobre Lula e o Brasil. “Publicamente, nunca falei da Argentina”, afirmou. “Eu não vou dar bola e nem vou percorrer o mundo esclarecendo nada. Que inventem o que quiserem”, acusou.

 

Terra

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter