Marinha Mercante de São Tomé e Príncipe tem novos oficiais, após 27 anos

No dia 7 de fevereiro, ocorreu, nas dependências da Embaixada do Brasil em São Tomé e Principe, a Cerimônia de Recepção e Apresentação, para os Organismos e Instituições integrantes do Poder Marítimo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, dos primeiros oficiais formados na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

O evento foi organizado pelo Núcleo da Missão Naval da Marinha do Brasil, pela Embaixada do Brasil e em parceria com o Instituto Marítimo e Portuário (IMAP). É a primeira vez, desde 1993, que São Tomé e Príncipe recebe oficiais que concluíram o Curso de Ciências Náuticas, representando assim um novo marco para a Marinha Mercante Santomense.

A turma que os antecedeu formou-se, há 24 anos, na Ex-União Soviética e na República de Cuba. Para que os oficiais recebam os diplomas e exerçam as suas funções, é necessária a realização do Estágio prático embarcado (PREST).

Por esse motivo, o Núcleo da Missão Naval promoveu a cerimônia para apresentar, aos órgãos e entidades ligadas ao Poder Marítimo de São Tomé e Príncipe, como se desenvolveu e é gerenciado o Ensino Profissional Marítimo Brasileiro, bem como a sua relevância no desenvolvimento do Poder Marítimo de uma nação, além de buscar parcerias junto a Guarda Costeira, a Marinha Portuguesa e demais países amigos e parceiros de São Tomé para viabilizar a realização do PREST.

A solenidade contou com a participação do Embaixador do Brasil, Vilmar Rogeiro Coutinho Júnior; de ministros de São Tomé e Príncipe e demais embaixadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa acreditados no país; do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe; e autoridades civis e militares.

Apresentação sobre o Ensino Profissional Marítimo Brasileiro realizada pelo Encarregado do Núcleo da Missão Naval em São Tomé e Príncipe

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter