Treze militares franceses morrem por colisão de dois helicópteros no Mali

Redação DefesaNet

e Agências 

Treze militares franceses da força antiterrorista de Barkhane morreram no Mali em uma colisão acidental de dois helicópteros durante uma operação de combate contra jihadistas, anunciou a presidência francesa na terça-feira.

Esta é uma das maiores perdas para o exército francês desde o ataque de 1983 ao edifício Drakkar em Beirute, que matou 58 pára-quedistas.

O presidente francês, Emmanuel Macron, cumprimentou "com o maior respeito a memória das forças armadas do exército, seis oficiais, seis não-comissionados e um cabo, mortos em operação e mortos pela França na dura luta contra o terrorismo no Sahel", disse um porta-voz. declaração do Palácio do Eliseu, sede da presidência.

Emmanuel Macron "se curva à dor de suas famílias e entes queridos, expressa suas mais profundas condolências e garante-lhes a solidariedade inabalável da nação francesa", acrescentou a presidência francesa no comunicado.

Entre as vítimas está o filho do ex-ministro e senador francês Jean-Marie Bockel.

O acidente ocorreu na noite de segunda-feira em Liptako, na região de Menaka, perto da fronteira com o Níger e Burkina Faso, durante uma "operação de combate".

Os soldados "estavam perseguindo um grupo de terroristas, detectados algumas horas antes … Eles rapidamente receberam reforços de helicópteros e uma patrulha do Mirage 2000", disse o comunicado do Estado-Maior.

 

"Um helicóptero Cougar, com seis comandos de montanha e um chefe de missão a bordo, foi enviado para coordenar todos os recursos, enquanto poderia intervir para garantir a 'remoção imediata' dos soldados em terra", acrescentou a nota.

"Por volta das 19:40, durante a manobra de preparação para combater o inimigo, o helicóptero Cougar e um (helicóptero Tiger) colidiram e caíram a uma curta distância um do outro. Nenhum dos tripulantes ou soldados a bordo sobreviveu", disse o Estado-Maior. .

O acidente fatal anterior por uma colisão de helicóptero no exército francês ocorreu em fevereiro de 2018, quando dois aparelhos de uma escola do exército caíram no sul da França, deixando cinco mortos.

A violência jihadista persiste –

O acidente eleva o número de soldados franceses mortos no Mali para 38 desde o início da operação francesa em 2013, com a operação Serval, segundo dados da AFP.

 

A Operação Barkhane, que sucedeu a Serval em agosto de 2014, mobiliza 4.500 soldados franceses na faixa Sahelo-Saariana, uma área do tamanho da Europa, para apoiar exércitos nacionais que lutam contra os jihadistas do grupo Estado Islâmico (IE) ou a Al Qaeda.

 

Mas seis anos após o início da intervenção francesa, a violência jihadista persiste no norte do Mali e se espalhou pelo centro do país, bem como pelos vizinhos Burkina Faso e Níger. Desde 2012, as hostilidades, aliadas à violência entre comunidades, mataram milhares de pessoas e deslocaram centenas de milhares de civis.

E, apesar dos esforços de treinamento da União Europeia, a Missão das Nações Unidas no Mali (MINUSMA) e Barkhane, os exércitos nacionais dos países do Sahel, entre os mais pobres do mundo, parecem incapazes de impedir a disseminação dos ataques.

Quarenta e três soldados malianos morreram em meados de novembro, em um ataque no leste do país, perto da fronteira com a Nigéria, e outros 100 morreram em dois ataques jihadistas em um mês em uma área fronteiriça entre Mali, Níger e Burkina Faso.

Em novembro, o exército francês perdeu um soldado no Mali na explosão de um dispositivo explosivo, um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico do Grande Saara.

Durante uma recente visita ao Sahel, a ministra da Defesa francesa, Florence Parly, pediu "paciência" na guerra contra os jihadistas no Sahel.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter