General brasileiro comandante da MONUSCO participa de evento da ONU em Entebe

O general Elias Rodrigues Martins Filho, Force Commander da Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), participou, no período de 12 a 14 de outubro, do workshop “Melhorando a Segurança dos Peacekeepers”, em Entebe, Uganda.

A atividade, organizada pelo Departamento de Operações de Manutenção da Paz e pelo Departamento de Apoio de Campo da Organização das Nações Unidas (ONU), reuniu representantes de cinco missões da ONU na África: MINUSCA (República Centro Africana), MINUSMA (Mali), UNMISS (Sudão do Sul), UNAMID (região do Darfur, Sudão) e MONUSCO.

O workshop foi composto por sessões plenárias e discussões em grupos temáticos, onde foram tratadas questões comuns às missões: Planejamento, Integração e Coordenação; Segurança Individual e Coletiva; Prontidão Operacional; Gerenciamento de Desempenho; e Liderança.

O general Elias apresentou as lições aprendidas, as melhores práticas e os desafios enfrentados pelo componente militar da MONUSCO na implementação das recomendações realizadas pelo general Santos Cruz, ex-comandante da MONUSCO.

Na ocasião, compartilhou as medidas que resultaram na redução drástica de baixas nas tropas dedicadas à proteção de civis e à neutralização de grupos armados que hostilizam a população do Congo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter