COBERTURA ESPECIAL - Africa - Terrestre

16 de Outubro, 2018 - 15:25 ( Brasília )

Brasil e líderes de missões de alto risco na África integram Workshop de Segurança dos Peacekeepers da ONU


O General de Divisão Elias Rodrigues Martins Filho, Force Commander da Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), participou do workshop sobre o tema “Melhorando a Segurança dos Peacekeepers”, no período de 12 a 14 de outubro, em Entebe, Uganda.

A atividade, organizada pelo Departamento de Operações de Manutenção da Paz e pelo Departamento de Apoio de Campo da Organização das Nações Unidas (ONU), reuniu representantes de cinco missões de alto risco da ONU na África: MINUSCA (República Centro Africana), MINUSMA (Mali), UNMISS (Sudão do Sul), UNAMID (região do Darfur, Sudão) e MONUSCO.

A atividade decorre das recomendações contidas no Relatório Santos Cruz, de autoria do General de Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, que visa a reduzir mortes e feridos entre peacekeepers devido a atos de violência nas missões de paz.

O workshop foi composto por sessões plenárias e discussões em grupos temáticos onde foram tratadas questões comuns às Missões, como Planejamento, Integração e Coordenação; Segurança Individual e Coletiva; Prontidão Operacional; Gerenciamento de Desempenho; e Liderança.

O General Elias apresentou as lições aprendidas, as melhores práticas e os desafios enfrentados pelo componente militar da MONUSCO na implementação dessas recomendações, compartilhando as medidas que resultaram na redução drástica de baixas nas tropas dedicadas à proteção de civis e à neutralização de grupos armados que hostilizam a população do Congo.