COBERTURA ESPECIAL - Mão Amiga - Terrestre

25 de Março, 2020 - 12:10 ( Brasília )

3ª Bda C Mec auxilia municípios atingidos pela estiagem no interior gaúcho


Historicamente, os brasileiros da região da Campanha Gaúcha sofrem com os períodos de estiagem, particularmente nos meses compreendidos entre dezembro e abril. Em 2020, o prolongamento da seca afetou de forma significativa o fornecimento de água para a população, e algumas prefeituras dessas áreas viram-se compelidas a decretar Estado de Emergência.

Nesse contexto, o Exército Brasileiro, por intermédio da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec), sediada em Bagé, tem contribuído com a população, realizando a distribuição de água nas áreas rurais, a fim de mitigar as consequências da estiagem.

Entre os municípios apoiados, estão Candiota, com 8.771 habitantes; Piratini, com 19.831; e Pedras Altas, com 2.195; totalizando 30.797 moradores urbanos e rurais. Desde março do corrente ano, a 3ª Bda C Mec emprega, por intermédio do 3º Batalhão Logístico (3º B Log), seus caminhões-cisterna em auxílio da população, tendo fornecido até o momento 226.000 litros de água e percorrido 2.623 quilômetros.

O fornecimento de água nessa extensa região é mais uma oportunidade em que a Força Terrestre evidencia o seu apreço e a sua preocupação com o bem-estar dos cidadãos, somando-se às inúmeras ações de solidariedade que têm sido retribuídas com o elevado índice de credibilidade que a nossa Nação confere ao Exército Brasileiro.


VEJA MAIS