COBERTURA ESPECIAL - Mão Amiga - Terrestre

23 de Março, 2020 - 10:10 ( Brasília )

12ª RM promove evento que fomenta a aquisição de alimentos da agricultura familiar por órgãos públicos


A 12ª Região Militar realizou, no dia 17 de março, em seu Quartel-General, o II Simpósio Regional de Inclusão Social e Produtiva Rural da Agricultura Familiar de Manaus, em parceria com o Ministério da Cidadania e o Sistema OCB do Amazonas. Na oportunidade, foram realizadas palestras, capacitação de cozinheiros, através da parceria com o Projeto “Gosto da Amazônia”, e exposição de produtos da agricultura familiar.

O objetivo do simpósio foi fortalecer as aquisições de alimentos da agricultura familiar por órgãos públicos, bem como orientar as áreas de compras e os ordenadores de despesas do governo federal, consolidando os procedimentos referentes às aquisições de alimentos da agricultura familiar, por meio da modalidade do PAA Compra Institucional, em atendimento ao decreto nº 8.473, de 2015, que estabelece o percentual mínimo de 30% nas aquisições de órgão da União.

Essa modalidade permite que o gestor fortaleça a agricultura familiar, promova a segurança alimentar e nutricional, a inclusão social e produtiva e o desenvolvimento local por um processo simplificado de aquisição de alimento. Além disso, favorece, também, a aproximação entre os empreendimentos da agricultura familiar que fornecem alimentos e os órgãos públicos compradores, o que possibilita novas oportunidades de mercado, gerando renda para várias famílias e facilitando os circuitos curtos de abastecimento.

Participaram do simpósio representantes do Ministério da Defesa, da Marinha, do Exército, da Força Aérea, do Ministério da Cidadania, da Organização Internacional para as Migrações (OIM), do Ministério Público Federal, do Governo do Estado do Amazonas, da Prefeitura Municipal de Manaus, da Organização das Cooperativas no Amazonas, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas e do ICMBIO, entre outros.