Comandos Militares do Nordeste e do Norte prontos para a Força-Tarefa Logística Humanitária

No período de 2 a 13 de março, após rigoroso processo seletivo, 507 militares do Exército Brasileiro, sendo 298 do Comando Militar do Nordeste e 209 do Comando Militar do Norte, receberam instruções preliminares e específicas nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), para o desempenho das diversas funções na Força-Tarefa Logística Humanitária na Operação Acolhida.

A ação, que ocorre em conjunto com 114 agências de natureza humanitária, ministérios, órgãos federais, estaduais e municipais, visa oferecer condições dignas aos migrantes provenientes da Venezuela, que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Durante duas semanas, os militares receberam instruções sobre os processos de ordenamento da fronteira, acolhimento e interiorização; liderança; ética, valores e deveres militares; prevenção e combate a incêndios; operação interagência; comunicação social; e assuntos civis, entre outras.

Estiveram presentes integrantes das agências do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da ONU Mulheres, da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Também participaram militares do Comando de Operações Terrestres (COTER), do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e do Estado-Maior Conjunto do 7º contingente da Operação Acolhida, que acompanharam as atividades de instrução e ministraram palestras e instruções sobre as diversas atividades concernentes à Força-Tarefa Logística Humanitária.

O 8º contingente da Operação Acolhida começará a ser transportado para as cidades de Boa Vista, Manaus e Pacaraima a partir do dia 23 de março, em levas sucessivas, a cargo da Força Aérea Brasileira.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter