Entrega da revitalização das margens do Rio São Francisco no Distrito de Itacoatiara, município de Barra, Bahia

Em 20 de novembro, o Exército Brasileiro realizou a entrega oficial da obra de revitalização das margens do Rio São Francisco no Distrito de Itacoatiara, município de Barra, no interior do Estado da Bahia.

A solenidade de entrega foi prestigiada por representantes da administração municipal de Barra e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), órgão com o qual o Ministério da Defesa celebrou um Termo de Execução Descentralizada de Crédito para a viabilização da obra, que foi coordenada pelo 1º Grupamento de Engenharia e executada pelo 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC) sediado em Barreiras (BA).

Na oportunidade, o Exército realizou uma Ação Cívico-Social, em parceria com a Prefeitura de Barra. O 4º BEC ofereceu à população local, serviços médicos, prevenção odontológica, serviços de barbeiro e atendimento em um Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM), para a regularização de documentos de reservistas, relativos ao Serviço Militar. O batalhão também ministrou palestra para a comunidade de Itacoatiara, destacando a importância do Rio São Francisco para a localidade e o papel dos moradores de Porto Novo na preservação da mata ciliar. Ao final da atividade, foram distribuídas mudas nativas aos ribeirinhos.

Com extensão aproximada de 2.800 m, foram realizados serviços de contenção de barrancos, por meio de regularização por taludamento da margem; sendo a base protegida por trincheiras, feitas com sacos de solo-cimento biodegradáveis, e o corpo, protegido por biomanta e semeadura vegetal. Além disso, ao longo do trecho, foram recuperadas Áreas de Preservação Permanente (APP), a partir do plantio de mudas nativas, e foram construídos acessos ao rio para o uso da população ribeirinha e de animais, denominados aguadas.

Por último, foi realizada a drenagem e a pavimentação de 720m em piso de blocos de concreto intertravados, com calçada, na área urbana de Porto Novo.

Durante a execução da obra, houve o emprego de um efetivo total de 80 militares e de 35 viaturas e equipamentos do Exército Brasileiro.

A partir desse trabalho de revitalização, que foi iniciado em 2016 e concluído neste mês de novembro, torna-se possível controlar os processos erosivos e assoreamentos, mantendo uma vazão adequada e aumentando a navegabilidade no Rio São Francisco, o que proporciona grandes benefícios para o meio ambiente e para a comunidade da região. A preservação das margens gera uma melhoria da qualidade e da quantidade de água do rio na região revitalizada, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável.

Fonte: 1º Gpt E

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter