Após término das obras, Exército entrega à população último trecho da duplicação da BR-101 em Sergipe

1º Grupamento de Engenharia entregou, no dia 2 de outubro de 2019, o último trecho da duplicação do Lote 2 da BR-101, no estado de Sergipe. O trabalho foi executado pelo 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC) e faz parte de um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o Exército Brasileiro e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

O 4º BEC está sediado na cidade de Barreiras (BA), a cerca de 1.100 quilômetros do local da obra, Carmópolis (SE), mas, apesar da distância, as dificuldades logísticas foram administradas e o trecho foi entregue de acordo com o previsto.

A duplicação utilizou o pavimento rígido (revestimento de concreto), que possui durabilidade cinco vezes maior do que o pavimento flexível (revestimento asfáltico). Além disso, esse tipo de pista proporciona mais conforto e segurança aos usuários por ser plana e sem deformações. Outros serviços também foram executados, como a construção de barreiras de segurança, de defensas metálicas e de sinalizações horizontais e verticais.

A BR-101 é uma importante rodovia de integração que corta o Brasil de norte a sul (do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul), passando por 12 estados da Federação.

Além do Lote 2, o Exército Brasileiro também realizou, nos anos de 2006 a 2013, a duplicação em outros três segmentos desta BR, abrangendo os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco; obras executadas, respectivamente, pelos 1º, 2º e 3º Batalhões de Engenharia de Construção, sob o comando do 1º Grupamento de Engenharia.

Fonte: 1º Grupamento de Engenharia

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter