COBERTURA ESPECIAL - Mão Amiga - Terrestre

26 de Abril, 2019 - 10:15 ( Brasília )

CCOPAB participou do preparo do 5º contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária que atuará em Roraima


No período de 31 de março a 12 de abril, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Centro Sergio Vieira de Mello, participou do preparo do 5º contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária Roraima (Contingente Bandeirantes), que atuará na Operação Acolhida. Essa atividade ocorreu nas instalações do 4° Batalhão de Infantaria Leve, em Osasco (SP).

No contexto do preparo, o CCOPAB colaborou nas atividades de instrução e na apresentação de oficinas com simulações das rotinas de gerenciamento dos abrigos de Boa Vista e Pacaraima, dos postos de triagem e das atividades relativas à interiorização dos venezuelanos desassistidos em cidades voluntárias para recebê-los. Participaram do exercício como instruendos aproximadamente 500 militares que integram o Contingente Bandeirantes, composto por integrantes do Comando Militar do Sudeste (CMSE).



A figuração foi composta por 45 alunos de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas, do Estado de São Paulo. A equipe móvel de treinamento do CCOPAB foi composta pelo Tenente-Coronal Francisco Augusto, Tenente-Coronal Ramirez, Capitão de Corveta (Fuzileiro Naval) Tierce, Capitão de Corveta Bruno Luís, Capitão Lucas, Capitão Henrique, Suboficial (Fuzileiro Naval) Novaes, Suboficial (da Argentina) Zuccolo, Primeiro-Sargento Orlando, Primeiro-Sargento (Fuzileiro Naval) Mamede, Primeiro-Sargento (Fuzileiro Naval) Rocha, Primeiro-Sargento Alan, Segundo-Sargento Casale, Segundo-Sargento Prata, Terceiro-Sargento Jaceline, Cabo Lopes e Soldado Bruno.

O Contingente Bandeirantes participará da operação a partir de meados de abril, executando as seguintes atividades: ordenar a fronteira, abrigar os desassistidos e realizar a posterior interiorização dos imigrantes.


VEJA MAIS