Em São Joaquim, na serra catarinense, Exército atua na implantação da Rodovia SC 114 Caminhos da Neve

O 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv) está concluindo mais um Plano de Trabalho, referente à Implantação da Rodovia SC 114 Caminhos da Neve, na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mais precisamente em São Joaquim (SC).

A obra possui um total de 29.4 quilômetros de extensão no lado catarinense. Com o atual Plano de Trabalho, serão realizados 18 quilômetros de rodovia, totalmente pavimentada e com toda a superestrutura concluída. Restarão 11,4 quilômetros para trabalhos futuros.

A rodovia estende-se para o lado gaúcho até o município de Bom Jesus (RS), com mais 40 quilômetros a serem implantados. Recentemente a obra foi federalizada, atendendo a uma solicitação da pupulação serrana gaúcha e catarinense, com vistas ao maior desembolso de recursos, para que seja concluída com mais agilidade, já que é uma importante rota turística e fomentará o desenvolvimento regional.

A Engenharia Militar, por intermédio do 1º B Fv, vem trabalhando na implantação dessa rodovia, que está localizada numa das regiões mais inóspitas do Planalto Meridional, e da serra catarinense, que enfrenta temperaturas, no inverno, de cerca de -10º C.

Outro fator que dificulta os trabalhos são as condições do terreno, que em sua maioria é basalto (rocha vulcânica), exigindo grande volume de detonações com explosivos, o que torna a execução ainda mais complexa. Some-se a isso, a dificuldades de logística também apresentadas, pelo fato de a rodovia estar localizada em região distante dos grandes centros urbanos.

Os serviços de terraplanagem referentes a esse Plano de Trabalho estão prontos, a rodovia, agora passa a receber a camada asfáltica e, na sequência, será finalizada com drenagem, sinalização horizontal e vertical e colocação de pontos de ônibus.

A operação, que envolve o asfaltamento da rodovia, segue rígidos padrões de construção, especialmente naquela região, que enfrenta baixas temperaturas no inverno. Esse trabalho é executado aproveitando os dias em que as condições climáticas são favoráveis, pois, com temperaturas abaixo de 10º C, não é possível colocação de massa asfáltica.

Fotos: Ten Volpi / 1º B Fv

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