Integrantes do Estado-Maior do Exército conhecem a área de atuação das Operações Acolhida e Controle

O Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), General de Exército Fernando Azevedo e Silva, junto a sua comitiva, esteve, nos dias 5 e 6 de junho, nos municípios de Boa Vista e Pacaraima, a fim de conhecer as atividades desenvolvidas pelas Operações Acolhida e Controle. Os militares foram recepcionados pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército César Augusto Nardi de Souza; pelo Coordenador da Força-Tarefa Logística Humanitária para o estado de Roraima (FT Log Hum RR), General de Divisão Eduardo Pazuello; e pelo Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes, à frente da Operação Controle.

No primeiro dia, os integrantes do EME conheceram as instalações do Centro de Operações da FT Log Hum RR, onde foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Operação Acolhida desde o dia 14 de março, no tocante à assistência emergencial para acolhimento de imigrantes provenientes da Venezuela que se encontravam em situação de vulnerabilidade (pessoas desassistidas), decorrente de fluxo migratório provocado por crise humanitária.

Quanto aos abrigos em Boa Vista, a comitiva visitou o Jardim Floresta e o Santa Tereza, onde as Forças Armadas cooperam com a manutenção de infraestrutura adequada, apoio em atendimento básico de saúde e alimentação.

O segundo dia foi marcado pela visita a Pacaraima, município que faz fronteira do Brasil com a Venezuela. Na ocasião, conheceram o Abrigo Janokoida, que acolhe imigrantes indígenas de maioria da etnia Warao, advindos da República Bolivariana da Venezuela. A gestão do abrigo é realizada pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional e pela Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima. O local abriga, atualmente, 500 indígenas e oferece áreas de redário, artesanato e fogareiro (cozinha), além de segurança, apoio de saúde e distribuição de gêneros alimentícios.

 

Em prosseguimento às atividades programadas, a comitiva conheceu o Posto de Recepção e Identificação, o Posto de Triagem e o módulo de Hospital de Campanha que funciona como Posto de Atendimento Avançado, localizados na fronteira. No local são desenvolvidas atividades de orientação ao imigrante quanto às regras de entrada no Brasil, controle migratório, imunização, atendimentos médicos para casos de emergência, confecção de documentos, atendimento social e emissão de protocolos de refúgio.

O saldo da visita foi positivo, pois, além de conhecer os trabalhos realizados na fronteira e conhecer os abrigos, a comitiva ainda visitou os espaços em que estão sendo construídos três novos abrigos: o Rondon 1 e Rondon 2, no Bairro 13 de Setembro, em Boa Vista; e o BV – 8, em Pacaraima. As obras estão sob a responsabilidade dos militares do 6º Batalhão de Engenharia de Construção e terão a capacidade de abrigamento de até 500 pessoas em cada um.

Fotos: Ass Com FT Log Hum Roraima / Agência Verde-Oliva

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter