COBERTURA ESPECIAL - Mão Amiga - Terrestre

26 de Abril, 2018 - 09:45 ( Brasília )

Atividades da Semana na 6ª Região Militar comprovam que, há 370 anos, o seu Exército nunca para!


Entre os dias 13 e 19 de abril, a 6ª Região Militar (6ª RM) promoveu a Semana do Exército 2018, com atividades sociais, religiosas, educativas, lúdicas e culturais, para comemorar os 370 anos do Exército Brasileiro (19 de abril), unindo forças que abraçam e evoluem com a cidade de Salvador ontem, hoje e sempre, conforme o slogan da campanha deste ano: "O seu Exército nunca para".

A abertura oficial das atividades foi marcada por celebrações religiosas (missa católica, culto evangélico e reunião espírita), realizadas na manhã de 13 de abril, no Quartel de Amaralina. No domingo (15), soteropolitanos e turistas aproveitaram uma programação diversificada.

Coordenado pelo 6º Batalhão de Polícia do Exército (6º BPE), o 9º Passeio Motociclístico da 6ª Região Militar começou com a tradicional concentração dos motociclistas, a partir das 8 h, na Colina Sagrada da Igreja do Bonfim, seguida da bênção do Pároco e início do trajeto de aproximadamente 47 km, ligando a Cidade Baixa à Cidade Alta. O itinerário escolhido possibilitou a vista privilegiada de pontos turísticos importantes da Capital baiana. O comboio de quase 5 km de motocicletas passou por diversas avenida da cidades até chegar ao Quartel de Amaralina. Na chegada, os participantes confraternizaram ao som de muito rock'n roll.

 

Cerca de 1.500 motociclistas participaram dessa atividade, que teve como objetivos enaltecer a Semana do Exército; promover o congraçamento entre os motociclistas civis e militares da Região Metropolitana de Salvador (BA), Aracaju (SE) e adjacências; conscientizar a população para o cumprimento das regras de trânsito e realizar uma campanha beneficente, tendo arrecadado cerca de 160 kg de leite em pó para doação ao Orfanato Lar Irmã Benedita Camurugi e ao Hospital Martagão Gesteira.

Para movimentar ainda mais o domingo em Salvador, simultaneamente, no Parque da Cidade, a Semana do Exército 2018, levou à população uma exposição de materiais de emprego militar e stands de serviços, sob a coordenação do 19º Batalhão de Caçadores (19º BC). O público pôde aferir a pressão arterial; obter informações sobre o serviço militar e as formas de ingresso na Força Terrestre e nas Escolas Militares; saber mais sobre as missões de paz e a participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial; e ter acesso aos informativos institucionais.

Para garantir a aventura, o público contou com atividades de pistas de cordas e agility de cães, teatro, além de oficinas de camuflagem, escovação e primeiros-socorros, dentre outras atrações.

No final da manhã, no anfiteatro do Parque da Cidade, a banda de música da 6ª RM subiu ao palco para tocar grandes sucessos da música popular brasileira e internacional, contando com a participação de estudantes do Colégio Militar de Salvador e artistas locais, como André Macedo, do Trio Dodô e Osmar, e o cantor e compositor Gerônimo.

Entre 16 e 18 de abril, militares das Unidades subordinadas e vinculadas à 6ª RM visitaram escolas públicas e particulares, ministrando palestras sobre a atuação e a transformação do Exército Brasileiro ao longo da história, além de explicarem sobre o ingresso nas fileiras da Força Terrestre.

Para encerrar as comemorações, na manhã do dia 19 de abril (Dia do Exército), a 6ª RM realizou uma solenidade militar no 19º BC, presidida pelo Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Artur Costa Moura, e com a presença de autoridades, convidados e representações de todas as Unidades do Exército sediadas em Salvador e Aracaju.

Durante a cerimônia, 28 personalidades civis e militares foram condecoradas, sendo seis com a Medalha da Ordem do Mérito Militar e 22 com a Medalha do Exército Brasileiro, por terem prestado notáveis serviços ao País, em parceria com o Exército Brasileiro.

Além de mostrar evolução do Exército em tecnologia para combate e apoio à sociedade, a atuação da Força Terrestre no dia a dia e a confiabilidade conquistada junto à sociedade brasileira ao longo dos anos, a solenidade também enalteceu o Exército Brasileiro e seu nascimento. A instituição nascera em 1648, com a Batalha de Guararapes, em Pernambuco, quando líderes luso-brasileiros, índios e negros juntaram suas habilidades e imprimiram forte resistência à presença holandesa na região, vindo a derrotar os invasores e, pela primeira vez, pronunciaram a palavra "Pátria" no Brasil.


Foto: 6ª RM / EB

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


OTAN

OTAN

Última atualização 22 MAI, 13:40

MAIS LIDAS

Mão Amiga