Programa Forças no Esporte é inaugurado no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV)

O Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), unidade da Força Aérea Brasileira localizada na Serra do Cachimbo (PA), inaugurou, na segunda-feira (16), as atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP), que vai atender cerca de 100 crianças da região, entre 10 e 14 anos.

Os alunos que fazem parte da rede municipal de ensino de Guarantã do Norte (MT) participarão de diversas aulas, entre elas futebol, vôlei, atletismo, xadrez e natação. A abertura foi marcada por uma cerimônia militar presidida pelo Major Cleber Ferreira de Araújo, representando o comandante da unidade, e com a participação do prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan Gonçalves.

“Temos a certeza de estarmos iniciando uma parceria que contribuirá para a formação de algo de grande valia para o nosso Brasil: cidadãos do bem”, afirmou o Major Ferreira. Parte do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, o Programa Forças no Esporte (PROFESP), criado em 2003, tem como objetivo democratizar o acesso a atividades esportivas, promovendo o desenvolvimento e a integração social de crianças e adolescentes.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o PROFESP é desenvolvido em parceria com os ministérios do Esporte, Educação e Desenvolvimento Social. Os esforços empreendidos concentram-se na inclusão social, valorização da cidadania, inserção no trabalho e na realização de atividades físicas, esportivas e de lazer.

Rio de Janeiro

O PROFESP da Guarnição dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ) reiniciou, na terça-feira (10), suas atividades. Com 600 crianças atendidas, em 2018, o Programa conta com uma ação integrada das 18 unidades que compõem a guarnição.

“A grande novidade deste ano é que teremos a participação de militares de todas as unidades da guarnição, permitindo assim, um maior número de crianças atendidas pelo programa”, destacou o Coordenador do PROFESP Afonsos, Coronel William Cristovam.

Os 600 jovens participantes são provenientes da rede municipal de ensino, com idade entre 10 e 17 anos, que vivem em vulnerabilidade social e residem próximas à organização militar.

Durante o ano, os alunos participarão de diversas atividades no contra turno da escola, como palestras, oficinas, aulas de reforço, passeios culturais e ecológicos, e atividades esportivas em mais de dez modalidades.
As atividades esportivas são realizadas na infraestrutura do Centro Olímpico de Treinamento da Aeronáutica, legado deixado pelos jogos Rio 2016, onde as crianças tem a oportunidade de usufruir de equipamentos esportivos de alto nível, possibilitando o desenvolvimento social e esportivo.

Segundo o Coronel William, o próximo passo para o PROFESP Afonsos é a busca por novas instituições parceiras. “Queremos fomentar novas parcerias com universidades para trazer pesquisadores para o programa, assim como para encaminhar as crianças para profissionalização e clubes esportivos após o fim do programa”, acrescenta.

Carta de intenções entre FAB e Prefeitura prevê criação de Parque Tecnológico em Parnamirim

Um parque tecnológico voltado para pesquisas na área aeroespacial deve ser construído nos próximos anos em Parnamirim (RN), em parceria entre a Força Aérea Brasileira e a Prefeitura do município. Uma carta de intenções foi assinada pelo comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, e pelo prefeito da cidade, Rosano Taveira, no sábado (14).

O ato ocorreu no palco central "Feel the Future", na Campus Party Natal, principal evento de internet e tecnologia do país. No documento, a FAB e a Prefeitura de Parnamirim declaram a intenção de cooperação para a criação do Núcleo do Parque Tecnológico Trampolim da Vitória, que desenvolverá pesquisas e projetos na área da tecnologia aeroespacial.

Para isso, a Força Aérea cederá, mediante contrapartidas, a área para construção da sede do empreendimento. "Nosso objetivo é dar uma finalidade social para a área que até 2016 era ocupada pelo antigo Aeroporto Augusto Severo. Essa carta de intenções é o reconhecimento, tanto da Força quanto da Prefeitura de Parnamirim, desse compromisso.

Será muito importante para ampliar a capacidade tecnológica da cidade, afinal de contas a inovação tecnológica não depende só das empresas, mas também do comprometimento das instituições e da sociedade de uma forma geral", avaliou o comandante da Ala 10.

De acordo com o prefeito de Parnamirim, a criação do Parque Tecnológico representa um importante passo para o desenvolvimento da cidade. "A Força Aérea é o marco de Parnamirim, a criação da cidade está intimamente ligada à FAB, por isso não podíamos ficar de fora desse avanço tecnológico", afirmou Rosano Taveira. Segundo ele, a expectativa é que o empreendimento atraia de dez a quinze empresas da área tecnológica, além de contar com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Campus Party Natal – O evento foi realizado entre os dias 11 e 15 de abril, no Centro de Convenções de Natal. Além do ato envolvendo a Ala 10, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) também representou a Força Aérea. No dia 11 de abril, durante a abertura da CP Natal, o lançamento de um foguete de treinamento do CLBI foi a primeira atividade da programação. Além disso, o Centro participou ainda de mesa redonda, palestras e workshops sobre tecnologia aeroespacial.

Fotos: Sargento Nery/CPBV, Suboficial Ricardo/Guarnição dos Afonsos e Sargento Marcella/ Ala 10

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter